Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Thomaz Bastos diz estar convicto que mensalão não existiu

O ex-ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) disse hoje ter convicção que o mensalão --suposto esquema de compra de votos da base aliada-- não existiu. Bastos depôs hoje para a Justiça Federal como testemunha de defesa do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil).


"Minha convicção é que não [existiu]", respondeu ele ao ser questionado sobre o suposto esquema de compra de votos.

Essa foi a mesma tese defendida pelo advogado de Dirceu, José Luís Oliveira Lima, que chamou a denúncia do mensalão é "peça de ficção" feita pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza.

"A intensão da defesa é rebater ponto por ponto a denúncia. [...] Temos total tranquilidade porque é fundamental demonstrar na verdade. A denúncia nada mais é do que uma peça de ficção feita pelo procurador-geral da República", afirmou o advogado.

Thomaz Bastos afirmou que seu depoimento foi sobre a imagem de Dirceu. "Foi um depoimento sobre imagem, sobre a pessoa [do José Dirceu]. Não foi mais que isso."

Antes de entrar para depor, ele elogiou Dirceu. "Ele é um sujeito disciplinado, preparado e eu nunca o vi trabalhar menos de 12 horas na Casa Civil. Antes da gente se conhecer, a gente já tinha uma relação familiar."

Thomaz Bastos lembrou que seus pais foram padrinhos de casamento dos pais de Dirceu.

Ele não quis dar mais detalhes do depoimento, pois afirmou que o processo está sob sigilo da Justiça.

O procurador-geral ofereceu a denúncia ao STF (Supremo Tribunal Federal) em abril de 2006 contra 40 suspeitos de participarem de um suposto esquema de compra de votos de parlamentares da base aliada. Em agosto de 2007, os ministros do Supremo acataram a denúncia e transformou os suspeitos em réus.

Entre os denunciados estão os ex-ministros Luiz Gushiken (Comunicação do Governo), Anderson Adauto (Transportes) e Dirceu, o empresário Marcos Valério, os deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e José Genoino (PT-SP), além do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), autor das denúncias do mensalão.

Dos 40 denunciados, 39 continuam respondendo como réus. O ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira fez um acordo e foi excluído da ação em troca do cumprimento de pena alternativa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet