Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Suiá Missú

Incra cria novo assentamento para mais 300 famílias de Marãiwatsédé

Foto: José Medeiros

Incra cria novo assentamento para mais 300 famílias de Marãiwatsédé
Um novo assentamento está à disposição das famílias que estão sendo retiradas da demarcação indígena Xavante Marãiwatsédé, que abrange parte do município de Alto Boa Vista, na região nordeste de Mato Grosso.


Índios terão escolas e posto de saúde prontos em área de Marãiwatsédé

Foi divulgado pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária, por meio do Diário Oficial da União, o assentamento Vida Nova, com capacidade para 300 famílias. Cada lote terá um hectare de extensão.

A área será destinada às famílias residentes na área urbana do distrito de Estrela do Araguaia, foco de resistência à operação de desintrusão realizada pela Força Nacional de Segurança (FNS) e Polícia Federal (PF), com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e suporte do Exército.

Em entrevista ao Globo, o coordenador geral dos Movimento do Campo e Território da Secretaria de Articulação Social, Nilton Tubino, afirmou que as terras foram reservadas para as famílias que ficaram de fora do perfil de reforma agrária, as únicas que até então tinham um destino assegurado pelo governo.

A estimativa é de que cerca de 50 fazendas já tenham sido visitadas pelas forças policiais e por oficiais de justiça que cumprem a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de retirar todos os não-índios da área.

Os produtores, no entanto, reafirmam a posição de resistir à ordem de despejo. Alguns dos fazendeiros alegam ‘vão voltar’ quando retirados das terras. Mas o foco de maior resistência tem sido a região urbana, na qual moradores têm feito vigília nas rodovias que dão acesso ao local e prometem enfrentar as forças policiais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet