Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Simon pede saída de Sarney e diz que situação do presidente do Senado é insustentável

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) subiu à tribuna do Senado nesta quinta-feira para defender o afastamento do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Simon se disse deprimido com as sucessivas denúncias que envolvem a instituição e afirmou que a situação de Sarney é insustentável.


"Faço um apelo para fazermos um movimento de endeusamento do Sarney, desde que fora da presidência. Se ele renunciar, isto termina hoje. Isso só para se der ao Sarney o direito que ele tem de respirar tranquilo", disse Simon.

Segundo Simon, a saída temporária de Sarney será importante para evitar que coloquem em dúvida as investigações das denúncias realizadas pela Casa. Para o peemedebista, o afastamento não representará reconhecimento de culpa.

"Digo aqui com profundo sentimento de mágoa que o presidente Sarney tem que se afastar da presidência. Lá no começo eu disse isso e hoje repito. Deve se afastar desse processo, para o bem dele, de sua família, de sua história e desse Senado. Não significará auto-culpa nem aceitar que é responsável. Será um ato de grandeza, um ato importante de quem para fazer isso por tranquilidade. É preciso que ele se afaste e nós vamos partir para decidir. Temos que ter coragem", disse.

Simon questionou o fato de o presidente da Casa não se manifestar sobre as denúncias. "Ele não sabia que existia ato secreto? Não sabia que tinha banco em empréstimo consignado? Não sabia que tem mais de 300 servidores ganhando o dobro? Não sabia... O que o senhor [Sarney] está fazendo lá? Ninguém acredita em nós, não acredita em coisa nenhuma", disse.

O peemedebista lembrou que foi Sarney quem escolheu o ex-diretor-geral Agaciel Maia, apontado como o principal articulador das irregularidades do Senado. "Não é importante ter na presidência do Senado uma pessoa que não tenha nada a ver com essas coisas que aconteceram nos últimos anos do Senado?", questionou.

Simon citou as suspeitas de favorecimento do neto de Sarney que operava empréstimos consignados para servidores do Senado, além dos outros parentes que teriam sido empregados na Casa. "A biografia do rapaz é espetacular, mas se formos apurar a denúncia não é bom que o avô dele esteja na presidência, não é interessante pra ele. Não é ele que vai analisar se o neto dele está certo ou errado, não é ele que vai analisar se o diretor que ele manteve no poder por 14 anos, que ele criou e manteve por 14 anos está ou não certo", disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet