Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Lula vai à Líbia para Cúpula da União Africana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega, nesta segunda-feira (30), a Trípoli, na Líbia, na véspera de sua participação na Cúpula da União Africana, a reunião dos chefes de Estado e de governo de 53 países do continente. O presidente brasileiro é uma das atrações do evento, ao lado do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon.


Esta não é a primeira vez que Lula visita a região; o presidente já esteve dez vezes no continente em seus dois mandatos. Entre as parcerias que devem ser fechadas, está o acordo entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o governo de Mali para a produção de algodão. Os acordos mais relevantes para os interesses brasileiros, contudo, têm a ver com a produção de biocombustíveis.

Lula será um dos líderes políticos a discursar na abertura do evento, que ocorrerá em um centro construído especialmente, em Sirte, cidade situada entre o deserto e o Mar Mediterrâneo. De acordo com o porta-voz do Planalto, Marcelo Baumbach, o presidente ressaltará em sua fala o “compromisso brasileiro de longo prazo com o desenvolvimento da África”, além de propor à União Africana uma “aliança energética e agrícola”.

Simpatia

Em comunicado oficial, a direção da União Africana afirmou que “o convite é um reconhecimento à particular atenção que o presidente Lula dirigiu às relações entre o Brasil e a África”. Além disso, o chefe de Estado brasileiro empresta seu prestígio internacional à cúpula. Até aqui, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, é o único peso pesado confirmado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet