Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Economia

Piora no mercado de trabalho nos EUA em junho derruba Bolsas em NY

As Bolsas americanas operam em baixa nesta quinta-feira, depois que o Departamento do Trabalho informou que o fechamento de vagas no país acelerou em junho e a taxa de desemprego chegou ao maior patamar desde 1983.


Às 15h56 (em Brasília), a Nyse (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês) estava em baixa de 2,10%, indo para 8.325,25 pontos no índice Dow Jones Industrial Average, enquanto o S&P 500 caía 2,32%, indo para 901,94 pontos. A Bolsa Nasdaq operava em baixa de 2,32%, indo para 1.802,90 pontos.

No mês passado, o país perdeu 467 mil postos de trabalho, e a taxa de desemprego chegou a 9,5%, contra 9,4% em maio. O dado superou o referente a maio, que mostrou a eliminação de 322 mil vagas (dado revisado para baixo; a leitura inicial era de perda de 345 mil). Em média, a economia americana perdeu 436 mil empregos por mês entre abril e junho, contra uma média de 670 mil por mês entre novembro e março, segundo o comunicado do departamento.

O mercado financeiro vinha em ritmo de alta desde março, com as expectativas dos investidores por uma recuperação da economia, mas em meados de junho voltaram a crescer os temores de que a recuperação demore mais que o esperado.

"Há cada vez mais provas de que o ritmo de alta [dos mercados] não vai continuar", disse à agência de notícias AP (Associated Press) o diretor-gerente da United Wealth Management, Doug De Groote. Segundo ele, o consumo pode tirar o país da recessão em que se encontra desde dezembro de 2007, mas isso não vai ocorrer se o país continuar a fechar vagas no mercado de trabalho.

O volume de negócios também foi modesto hoje, uma vez que os mercados estarão fechados amanhã (3), em razão do feriado do Dia da Independência dos EUA --que cai no sábado (4).

O mercado não reagiu à notícia de que as encomendas feitas às fábricas americanas tiveram um crescimento de 1,2% em maio na comparação com abril. O resultado superou as expectativas dos economistas, que previam uma alta de 0,8%. O resultado de maio é ainda o melhor desde junho do ano passado, quando houve uma alta de 2,1%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet