Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Ministro que chamou Obama de "negrinho" deixa governo em Honduras

O ministro de Governança e ex-chanceler do governo interino de Honduras, Enrique Ortez, que se referiu ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como "esse negrinho que não sabe onde está Tegucigalpa", deixou o governo interino nesta terça-feira alegando pressões dos Estados Unidos.


Ortez afirmou que tomou a decisão para "não causar danos" ao governo do presidente interino, Roberto Micheletti, que anunciou nesta quarta-feira suas primeiras medidas econômicas.

A porta-voz da embaixada dos EUA em Tegucigalpa, Chantal Dalton, citada pela agência Reuters, negou as pressões sobre as autoridades que assumiram o país após o golpe de Estado, acrescentando que seu país não mantém contato com um governo que não reconhece.

Ortez renunciou na semana passada ao cargo de ministro das Relações Exteriores depois de seus comentários sobre Obama. Micheletti nomeou-o então ministro de Governança e Justiça.

Em carta de renúncia, Ortez conta que se demitiu por "pressões da embaixada dos Estados Unidos da América ante nosso povo e governo, direta e indiretamente, junto a certos países da Alba", em uma referência ao bloco de países esquerdistas liderado pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, principal aliado do presidente deposto, Manuel Zelaya.

O presidente interino Roberto Micheletti, aceitou a renúncia de Ortez.

A derrubada do presidente Manuel Zelaya por militares em 28 de junho recebeu uma ampla condenação internacional, incluindo a dos EUA, que nesta semana suspendeu os programas de ajuda militar a Honduras e ameaçou cancelar outros fundos de ajuda ao país em um volume de até US$ 180 milhões.

"Considerando que a minha presença como ministro de Governança poderia significar o cancelamento da ajuda externa, de que tanto necessita nosso povo, decidi declinar da honrosa designação", disse Ortez a jornalistas.

O governo interino de Honduras disse que apresentou um pedido de desculpas a Washington pelos comentários ofensivos de Ortez em relação a Obama.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet