Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais serão apresentadas amanhã

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Batalhão do Corpo de Bombeiros, realiza nesta terça-feira (07.04), das 8h às 18h, o “I seminário Estadual de Prevenção e Controle e Combate de Incêndios Florestais”. A programação inclui palestras com especialistas em diversas áreas, que apresentarão dados e propostas de prevenção e combate ao problema que já obteve atenção do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Desde o dia 4 de março, o governo federal decretou estado de emergência ambiental considerando as especificidades de algumas regiões, entre elas Mato Grosso.
 
De acordo com o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Paulo da Silva Barroso, o objetivo é qualificar as ações com base na apresentação de estatísticas e iniciativas de anos anteriores. Tudo isso ajudará na reelaboração do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado de Mato Grosso (PPCDQ/MT), envolvendo no Estado as secretarias de Saúde, Educação, Planejamento, Cidades, Desenvolvimento Rural e Comunicação, além de outras instituições federais e estaduais. “As queimadas ocorrem durante o ano todo, mas no período julho a setembro, a atenção é maior devido às condições climáticas, o clima seco aumenta o número de focos de queimadas”.
 
Neste período de 1º de janeiro e 31 de março, Mato Grosso registrou 2.191 focos de calor, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), valor 90% maior que no mesmo período do ano passado, quando 1.207 focos de calor foram identificados. Desse total, cerca de 80 queimadas foram autorizados pela Sema, por estar fora do período proibitivo. Se comparadas aos últimos cinco anos, as diferenças nesse mesmo período variaram entre 1.207 (2013), 771 (2012), 535 (2011) e 1.329 (2010) focos de calor. A região norte é neste momento a mais crítica. Um monitoramento da qualidade do ar já identificou que Sinop, Sorriso e Colíder estão com a qualidade do ar alterada em razão da fumaça. As ações da Sema e dos parceiros pretendem se adiantar a questão, que poderá ficar crítica a partir de julho.
 
Programação:
 
8h às 08h45 - Abertura Lançamento da Campanha Estadual de Prevenção e Combate ao Incêndio Florestal;
9h às 09h45 - Suea/Sema Vânia Márcia Montalvão Guedes Cézar Prevenção de queimadas na perspectiva da educação ambiental.
10h às 10h45 ICMBIO - Christian Berlinck Estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais adotadas pelo ICMBIO.
11h às 11h45 - Corpo de Bombeiros de Mato Grosso Tenente Coronel Willckerson Adriano Cavalcante e Major Flávio Gledson Operações aéreas de combate a incêndios florestais no parque estadual da Serra Azul.
14h às 14h45 - Prevfogo/ Ibama Rodrigo Faleiro Sistema brasileiro de prevenção e combate a incêndios florestais.
15h às 15h45 - UFMT Professor Arlindo de Paula Subsídios Básicos para prevenção de incêndios florestais.
16h às 16h45 - Sudec Tenente Coronel Abadio José da Cunha Junior A defesa civil no contexto dos incêndios florestais.
16h45 às 17h - Funai José Eduardo da Costa Atuação da Funai na prevenção e combate a incêndios florestais em terras indígenas.
17h às 17h45 Encerramento recomendações.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet