Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Setecs - Egressos de trabalho escravo iniciam curso de qualificação

Hoje (10), a partir das 8h, no Senai Cristo Rei, em Várzea Grande, será a aula inaugural do curso de eletricista industrial, com 18 alunos, todos resgatados pelo Grupo Móvel de Fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso (SRT) em ações de libertação de trabalhadores em situação de trabalho análogo a de escravo.

 
Na ocasião, será assinado o termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Superintendência Regional do Trabalho, Procuradoria Regional do Trabalho e Senai.

Este projeto é uma iniciativa pioneira do estado de Mato Grosso e uns dos desdobramentos da Agenda do Trabalho Decente. “Somos o primeiro estado no país a realizar a reinserção de trabalhadores libertos no mercado de trabalho. Esse projeto está servindo de referência para a Organização Internacional do Trabalho e para os demais estados onde ainda há situações de trabalho degradante ou análogo a de escravo”, destacou o secretário-adjunto de Assistência Social da Setecs, José Rodrigues Rocha Júnior.

A qualificação profissional também será estendida a outra turma de trabalhadores egressos do trabalho escravo. Em Querência, inicia esta semana uma turma com 14 alunos no curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas. No caso, os trabalhadores participantes deste treinamento são oriundos de uma ação realizada no município de Pontal do Araguaia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet