Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Educação

UFMT apresenta Plano Nacional de Assistência Estudantil aos calouros

Com os temas Plano Nacional de Assistências Estudantil e Políticas de Assistência aos Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a programação da Semana do Calouro prosseguiu hoje (4) no Teatro Universitário. Esse tipo de palestra é muito interessante, pois estamos chegando agora, afirmou a estudante Fabiana Camargo, caloura do curso de Serviços Sociais, atenta às informações sobre a estrutura administrativa, acadêmica e políticas de assistencial estudantil.


O coordenador geral de Expansão e Gestão da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Difes) da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, Rodrigo Ramalho Filho, abordou o tema “Plano Nacional de Assistência Estudantil”. Ele traçou um breve perfil da educação superior. No país, 89,07% das instituições de ensino superior são privadas, e apenas 10,93% são públicas, de acordo com o censo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Rodrigo Ramalho falou sobre as novas demandas e desafios da educação superior. Dentre eles, citou a necessidade de ampliação do acesso e permanência com qualidade; revalorização do sistema universitário – criatividade, inovação e autonomia -; reestruturação administrativa e acadêmica; e participação na construção do programa de desenvolvimento nacional. Apesar do esforço das instituições federais de ensino superior (Ifes) no processo de expansão, ainda é preciso avançar mais, observou.

O desafio da democratização da educação superior; a assistência estudantil como estratégia de combate às desigualdades; políticas para melhorar as condições de permanência e aproveitamento acadêmico; e a inclusão de alunos de baixa renda – com participação ativa na vida universitária e conclusão com sucesso – também foram aspectos trabalhados por Rodrigo Ramalho durante a palestra para os novos alunos da UFMT.

O pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, Fabrício Carvalho, apresentou a estrutura administrativa e acadêmica da instituição e as políticas de assistência aos estudantes da UFMT – bolsas de extensão universitária, auxílios moradia, de alimentação e de eventos, e bolsa permanência, dentre outros.

O pró-reitor de Pesquisa, Adnauer Tarquínio Daltro, falou da iniciação científica na UFMT; da política de pesquisa e a importância das parceiras com Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

A coordenadora de Políticas Acadêmicas, Sumaya Persona, deu as boas vindas aos novos estudantes e considerou importante que os novos calouros entendem a “academia como possibilidade de construção acadêmica e de vida”. “Aproveite ao máximo todas as possibilidades”, frisou. Apresentou a estrutura da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), os programas de Educação Tutoria (PET), de bolsa monitoria e de formação de docentes, dentre outros.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet