Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Mundo

EUA tiram guarda de mãe indígena por não saber inglês, diz jornal

A imigrante mexicana Cirila Baltazar Cruz, 34, perdeu a guarda de sua filha por não saber falar inglês, publicou neste sábado a versão on-line do jornal espanhol "El País".


Cruz, que é indígena e fala chatino --uma língua utilizada por cerca de 50 mil pessoas, segundo o jornal--, teve em um hospital de Pascagoula, no Estado americano do Mississippi, uma menina chamada Rubi, sua terceira criança, há oito meses. Os outros dois filhos da imigrante moram com sua família, no Estado mexicano de Oaxaca.

A indígena foi acusada de negligência infantil e nunca soube do que foi acusada, de acordo com a reportagem. O "El País" ainda classificou que a imigrante tem dificuldades para se expressar em espanhol.

Ela trabalhava como garçonete em um restaurante de comida chinesa em Biloxi, a cerca de 40 km de Pascagoula. Ela foi assistida no hospital por uma intérprete de espanhol e inglês e foi a profissional quem denunciou a mexicana.

Em documentos anexados ao processo, a intérprete disse que Cruz pretendia dar sua filha à adoção e voltar ao México e que o fato de não falar inglês colocava em risco o bebê. A imigrante nega que tenha dito isto ao jornal.

Agora a mexicana é defendida por uma ONG de ajuda aos imigrantes que denuncia o caso como um exemplo de discriminação. Leia a íntegra do texto do "El País" em espanhol.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet