Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Educação

Volta às aulas na UFMT é tranquila no campus em Cuiabá

O retorno das aulas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) não teve nenhum contratempo como era o esperado pela reitora Maria Lúcia Cavalli Neder. A preocupação era com a possibilidade de trotes violentos, no entanto, o que se viu foi o campus de Cuiabá vazio, sem nenhuma movimentação, nem mesmo na Avenida Fernando Corrêa, onde geralmente costumam ficar alguns estudantes pedindo dinheiro para os veículos que param nos semáforos.


As ruas dos campus estavam vazias. Muitos alunos foram para o anfiteatro da UFMT para acompanhar a aula inaugural com o professor da Universidade de São Paulo (USP), José Steiner, sobre “A Origem do Universo”, em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia. Só que alguns professores não pouparam os alunos e já iniciaram as aulas normalmente, chegando até a passar trabalho.

Para 2009, a reitora pretende fazer uma reestruturação curricular dos cursos com atividades interdisciplinares e menos fragmentadas. A idéia é tornar os cursos mais práticos com projetos de pesquisa e extensão. “Queremos sair da teoria para uma relação mais prática”, explicou.

Na área de qualificação dos professores, Maria Lúcia conta que será realizado um seminário para os professores em estágio probatório durante todo o ano de 2009. Além de trabalhar os aspectos importantes da docência com os demais. Também serão realizados cursos de capacitação na área de informática e línguas para os técnicos. Atualmente, a UFMT conta com aproximadamente 1500 servidores e 1100 docentes.

Cavelli informou ainda que em abril deverá ser aberto o edital para o concurso público com vagas para 30 professores. As vagas são remanescentes de 2008.

Outra novidade para 2009 é a implantação de novos cursos como Estatística, bacharelado em Física e Terapia Ocupacional. Também deverá ocorrer a formação de 6 mil professores da rede pública de ensino.

Confira as fotos :







Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet