Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Educação

UFMT reinicia o ano letivo preocupada em evitar trotes violentos

Começa hoje (03), o semestre letivo da Universidade Federal de Mato Grosso. A primeira preocupação da instituição é receber bem os calouros e evitar os tradicionais trotes agressivos. A  Semana do Calouro foi preparada com uma programação que pretende realizar com eficiência a integração dos novos alunos. 


A reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, disse, em entrevista ao   Olhar Direto   que as atividades da Semana do Calouro foram desenvolvidas para que o novo aluno entre na vida da universidade e conheça sua estrutura. Ela explica que, para integrar todos do campus, foi feito contato e envio de ofícios a todos os cursos, pedindo participação e ajuda no combate ao trote. 

Além disso, existe uma legislação dentro da universidade que proíbe o trote. É a Resolução nº 018, de 15 de dezembro de 2005, do Conselho Universitário (Consuni). Com tudo isso, Maria Lúcia não acredita que terá problema com trotes neste início de semestre. “Acreditamos que aqui será tudo tranqüilo, pois não há histórico de violência na UFMT”, diz a reitora. 

Mariana Freitas é aluna do curso de Jornalismo e faz parte da coordenação do Centro Acadêmico (C.A) do curso. Ela diz que a recepção aos calouros de comunicação social será com atividades educativas e culturais, como palestras sobre movimentos estudantis, conhecimento mais aprofundado sobre os cursos, oficina de teatro para ajudar a integrar os novos alunos e oficina de introdução à fotografia. Dessa maneira, o curso, que já teve fama na universidade por ter um trote no qual os calouros ficavam sujos e mal-cheirosos, tem hoje um “trote limpo”. 

O curso de Engenharia Elétrica também tem fama na instituição, como o trote mais pesado da universidade, apesar de nunca ter tido problemas com violência. William de Oliveira Marques, presidente do C.A do curso, diz que, como representante dos estudantes, alerta a todos sobre a proibição do trote, apoiando-se principalmente na resolução do Consuni. Ele e os outros membros do Centro Acadêmico também organizaram atividades sadias para a recepção dos novatos, como palestras e aulas de revisão. Mas, ainda assim, os trotes acabam acontecendo. 

William diz que, ainda com todos os alertas, os trotes acontecem. “E não tem qualquer ligação ou apoio do C.A. É feito por alunos do 2º semestre. Mas ninguém usa a força. Participa quem quer. Eles cortam os cabelos e pintam o corpo todo dos calouros, que são coisas que as pessoas já fazem nos próprios cursinhos, quando recebem a notícia que passaram nos vestibular”, explica. 

Além da recepção em cada curso, os novos alunos ainda têm disponíveis a programação oficial da universidade e a do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da universidade preparou uma programação que tem início amanhã, no teatro da universidade, a partir das 08h. O Coral da UFMT irá se apresentar e a reitora dará as boas vindas a todos os calouros. Haverá também uma aula inaugural, “A Origem do Universo”, com o professor José Steiner, da USP, em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia. 

No dia 04 haverá palestras sobre políticas de assistência aos estudantes (bolsas, extensão, cultura, monitoria, vivência, esporte) e sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil. A programação do DCE é bastante extensa, promovendo atividades ao longo de três semanas. Na primeira será realizado o Cine DCE, jantar, inscrição das oficinas (teatro, stencil e etc) e show de bandas no Restaurante Universitário. Na Segunda semana acontecerão as oficinas, gincanas, mesa-redonda com ex-coordenadores do DCE e aula inaugural. Na terceira semana haverá festa e debates. 

Luana Soares, aluna de Letras e coordenadora de comunicação do DCE diz que a organização é total apoiadora do trote social e cultural. “Somos contra o trote violento, que envolve químicas e atitudes ofensivas”, diz. Contra esse tipo de trote o DCE utiliza a divulgação como principal meio de combate, alertando a todos sobre os riscos que envolvem tal conduta. 

A UFMT dispõe de serviço de segurança que está preparado para atender aos chamados em caso de ações de violência física, moral e psicológica e acionar instâncias internas e externas para coibir e responsabilizar os autores desses atos. O telefone da Segurança é o (65) 3615 8065.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet