Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Educação

Começa capacitação de professores do ProJovem Urbano

Começou nesta segunda-feira (02) e vai até o próximo sábado (07), na sala de treinamento da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), a capacitação dos professores formadores do ProJovem Urbano dos estados de Mato Grosso, Tocantins e Goiás. Durante toda a semana os vinte participantes terão 48 horas de treinamento, ministrado por profissionais da Fundação Darcy Ribeiro, do Rio de Janeiro.


“A escolha de Cuiabá para esse treinamento se deve aos bons resultados apresentados por Mato Grosso. Hoje temos o maior número de jovens (4.800) cadastrados no Sistema de Cadastramento de Jovens da Presidência da República. E até o início das aulas do programa teremos ainda mais participantes”, informou o assessor da juventude da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Rafael Henrique Cruz.

Ao longo do treinamento os professores terão a oportunidade de conhecer a fundo o ProJovem, seus objetivos, metodologia a ser adotada e o material didático que será utilizado. “A idéia é sair daqui com um esboço do planejamento que eles usarão na formação dos futuros professores orientadores”, explicou Alice Romeiro, da Fundação Darci Ribeiro.

Ela destacou que o diferencial da proposta do ProJovem Urbano é a construção de um projeto pedagógico integrado, que conecta a formação escolar à qualificação profissional e à participação comunitária cidadã. “A metodologia proposta para a participação cidadã, por exemplo, pretende levantar problemas da comunidade, no que chamamos mapa de desafios, e preparar as mudanças que se espera sejam realizadas com a ação social que os jovens irão desenvolver”, ilustrou a formadora.

A expectativa da pedagoga Cáritas Almeida, da Secretaria Estadual de Juventude do Tocantins é aprofundar conhecimentos para melhor atender aos três mil jovens inscritos no programa em seu Estado.

“Aqui vou me apropriar dos fundamentos do ProJovem para aprimorar o protagonismo juvenil. Eles precisam entender que podem ser atores de seus próprios destinos, que têm direitos, como a um emprego digno, e ir em busca disso. Acho que o programa vai ajuda-los a elevar a auto-estima, a ter noções de empreendedorismo, enfim, a ter a possibilidade de uma vida mais digna”, avaliou a pedagoga.

Os 18 meses do ProJovem Urbano correspondem a 78 semanas de aulas. Para cada semana está prevista uma rotina de trabalho com atividades diversas que somam 20 horas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Inglês, Informática, Trabalho Interdisciplinar, Integração, Qualificação Profissional e Participação Cidadã.

O programa ainda é dividido em 3 ciclos, sendo cada um formado por dois temas, chamados unidades formativas, com duração de três meses cada. Os temas são juventude e cidade, trabalho, comunicação, tecnologia e cidadania. O público alvo do ProJovem Urbano são jovens de 18 a 29 anos, desempregados e sem qualificação profissional, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental 8ª série). Em Mato Grosso, a meta é atender 12 mil jovens até 2011.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet