Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Espanha comunica à OEA expulsão do embaixador hondurenho em Madri

A Espanha comunicou à Organização dos Estados Americanos (OEA) a expulsão do embaixador hondurenho em Madri, José Eduardo Martell Mejía, depois de sua destituição pelo presidente deposto Manuel Zelaya, segundo um comunicado divulgado nesta sexta-feira.


No dia 5 de agosto, o presidente Zelaya informou ao ministério de Relações Exteriores espanhol que destituiria Martell Mejía, segundo uma carta enviada pela missão espanhola para o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza.

Como resposta, no dia 19 de agosto a Espanha comunicou Martell Mejía que cancelaria sua credencial como embaixador, e que ele deveria abandonar o país, segundo o comunicado da delegação espanhola.

"A Espanha destaca que, ao adotar esta decisão, está sendo coerente com o compromisso da comunidade internacional de manter a interlocução oficial com o governo constitucional de Honduras", indica a carta, divulgada pela OEA a pedido dos espanhóis.

A embaixadora de Honduras na Argentina também foi expulsa pelo governo de Cristina Kirchner, por declarar seu apoio à deposição de Zelaya. Dois diplomatas argentinos, expulsos de Honduras em resposta a esse gesto, se trancaram nesta sexta-feira na embaixada argentina em Tegucigalpa.

A missão de chanceleres da OEA (Organização dos Estados Americanos), que inicialmente viajaria no dia 11 de agosto para Honduras, chegará na próxima segunda-feira (24) ao país, informou nesta sexta-feira a entidade. A missão de alto nível busca convencer o governo de fato, liderado por Roberto Micheletti, a assinar o Acordo de San José, como solução para a crise política no país após a deposição do presidente Manuel Zelaya, em 28 de junho.

Nesta sexta-feira, a OEA anunciou que uma missão de chanceleres chegará na próxima segunda-feira (24) a Honduras, com o objetivo de convencer o governo de fato a assinar o Acordo de San José, que prevê a criação de um governo de união nacional liderado por Zelaya.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet