Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

ENDEREÇO HISTÓRICO

Situação de abandono: comerciantes pedem ajuda para resgatar Mercado Municipal de Cuiabá; veja fotos

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Situação de abandono: comerciantes pedem ajuda para resgatar Mercado Municipal de Cuiabá;  veja fotos
“A clientela está com medo do ambiente”, desabafa o açougueiro João Teixeira sobre o abandono do Mercado Municipal de Cuiabá, localizado na avenida Isaac Póvoas, ao Olhar Direto. O local atualmente conta com poucos estabelecimentos, sendo tomado por bares que, segundo comerciantes e frequentadores, também contribuem para afastamento do público.


Leia mais:
Mulheres protestam contra feminicídio e reivindicam direitos na Praça Alencastro

Com quase 20 anos no mercado, Sebastião Paula conta ao Olhar Direto que os comerciantes locais já dialogaram diversas vezes com os prefeitos que assumiram a capital, porém sem sucesso em todas elas. “Entra prefeito, sai prefeito. A gente conversa com eles, pede, prometem que vão resolver a nossa situação, e nada. Termina o mandato do prefeito e tudo continua do mesmo jeito”, conta.

Ambos os comerciantes apontam que, com a chegada dos bares, a situação se agravou. “O Mercado Municipal não pode ter bar do jeito que tem aqui. Mercado Municipal tem que ter várias atividades, mas não bar. Esses bares tiram a caracteristica principal do Mercado”, conta Sebastião.

Grande parte dos estabelecimentos estão fechados. São poucos aqueles que ainda abrem as portas: três açougues, um mercado, uma floricultura e uma loja de ração animal, além dos bares. “Hoje, infelizmente, a gente está taxado como um lugar ruim para se fazer compra”, desabafa João.

O Mercado Municipal apresenta problemas como diversas paredes sem pintura, descascadas, além de forro e telhado caindo. Como flagrado pelo repórter-fotográfico do Olhar Direto, há ainda esgoto aberto.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, Juares Silveira Samaniego, neste mês será lançado um edital para um concurso público de arquitetura e engenharia, para o desenvolvimento de um projeto para o Mercado Municipal. Apesar da criação do projeto, o secretário acredita que em termos financeiros será necessário a construção de um novo mercado, demolindo toda a estrutura já existente.

“As gestões anteriores, ao longo do tempo, não tomaram preocupação em revitalizar o mercado e construir uma nova obra atendendo ao município de Cuiabá, chegando neste estado que se encontra hoje: uma obra em que fica muito mais caro restaurar do que construir uma nova edificação”, explica o secretário Juares Samaniego ao Olhar Direto.

Apesar dos primeiros passos para a construção do novo Mercado Municipal terem sido dados, o secretário esclarece que as obras só devem começar em 2020.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet