Olhar Direto

Sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Notícias / Política MT

‘Ofereci o cargo pelo bem da sociedade e para terminar impasse’, diz ex-presidente da Santa Casa

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

12 Abr 2019 - 17:58

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

‘Ofereci o cargo pelo bem da sociedade e para terminar impasse’, diz ex-presidente da Santa Casa
Afastado do comando da Santa Casa de Misericórdia, por decisão da sociedade mantenedora, o ex-presidente Carlos Coutinho afirmou ao Olhar Direto que deixou o cargo pelo bem do hospital filantrópico e para dar fim ao impasse na instituição, que completou no dia 11 deste mês, trinta dias sem atendimento.

Leia mais:
Direção da Santa Casa é afastada e Saboia assume comissão gestora


O acordo, segundo Coutinho foi de afastamento de seis meses da atual direção, além da nomeação de uma nova comissão para dar seguimento ao plano para representar o filantrópico junto aos órgãos públicos.

A nova comissão é formada pelos médicos Luis Sabóia, Josemar Figueiredo, Augusto Aurélio de Carvalho, Elizabeth Meurer, Edmundo Castelo Mendes dos Santos e Daniel Pereira.

“Não tenho apego a cargo e o ofereci pelo bem da sociedade. Decidi aceitar o afastamento para terminar com este impasse e para que os funcionários, que estão hoje com seis meses de salários atrasados, possam receber”, explicou o médico ao Olhar Direto.

Coutinho estava presidindo a instituição desde a renúncia do ex-presidente Antonio Preza, que alegou dificuldades para a liberação de emendas parlamentares.

A nova comissão criada após a saída do presidente Carlos Coutinho irá negociar, durante os próximos seis meses formas de amenizar a situação financeira e os problemas.  

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) revelou, na manhã de quinta-feira (11), que o Ministério Público Estadual (MPE) não quer firmar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a atual diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, que está fechada há exatamente um mês. Por conta disto, foi sugerida uma renúncia coletiva dos médicos que estão no atual comando do hospital, o que não foi acatado por eles. Submersa em dívidas, a unidade de saúde tem R$ 7 milhões prontos para entrar em caixa, mas os recursos estão travados por conta do impasse.

Até agora, foram feitos dois TACs do Ministério Público com a Santa Casa, que segundo o prefeito, não foram cumpridos. Emanuel revelou que o órgão ministerial exigiu a mudança da atual diretoria, com uma renúncia coletiva, o que não teria sido aceito pelos médicos que compõe o atual staff.

A direção da Santa Casa paralisou os atendimentos no dia 11 de março. A Prefeitura de Cuiabá pontuou que foram repassados R$ 24,8 milhões para a instituição, mas os serviços hospitalares que deveriam ser oferecidos aos cidadãos não foram executados.
 

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Apolinário Malinowski
    13 Abr 2019 às 11:03

    Para o bem da sociedade, a Santa Casa tem que explicar cirurgias computadas como feitas e na realidade não foram, segundo denúncias de pacientes. Para o bem da sociedade, Santa Casa tem que pagar os 178 milhões que deve à prefeitura. Para o bem

  • Analista Politico
    13 Abr 2019 às 10:39

    Por que insistem em dizer que a Santa Casa é uma hospital filantrópico? Gente a Santa Casa é um hospital Particular, igual outros particulares .

  • Valeria Ribeiro
    13 Abr 2019 às 07:23

    Até as lâmpadas da redação do olhar direto sabem que ele foi afastado na marra. Não queria perder a boquinha por nada desse mundo...

  • Jorge Henrique
    13 Abr 2019 às 07:22

    A verdade é outra. Ele não se afastou por vontade própria. Foi demitido na marra.

  • Giovania
    12 Abr 2019 às 19:13

    Viva a Santa Casa!

Sitevip Internet