Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

preocupante

Cuiabá está em zona de risco em casos de dengue, zika e chikungunya

Foto: Reprodução

Cuiabá está em zona de risco em casos de dengue, zika e chikungunya
Cuiabá voltou a crescer no ranking de aumento de doenças como dengue, zika e chikungunya, em novos dados divulgados pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (30). Em fevereiro, a capital mato-grossense tinha diminuído a proliferação do mosquito aedes aegypti.


Leia mais:
Complexo Hospitalar de Cuiabá realiza em média 600 cirurgias por mês


De acordo com os dados, até o dia 13 de abril de 2019, foram registrados 451.685 casos prováveis de dengue no Brasil, um aumento de 339,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em Mato Grosso, 27 municípios foram considerados em um nível de infestação como de risco: Alto Paraguai, Araputanga Aripuanã, Barra do Bugres, Cáceres, Canarana, Cláudia, Cuiabá, Diamantino, Guiratinga, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Marcelândia, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Poxoréu, Querência, Rondolândia, Rosário Oeste, Santa Cruz do Xingu, Santo Antônio de Leverger, Sinop, Tabaporã, Tangará da Serra, Tapurah e Várzea Grande.

Segundo o governo, ao todo, 5.214 municípios realizaram algum tipo de levantamento que classifica o risco de aumento das doenças.

Levantamento

O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado quatro vezes por ano para avaliação do risco de transmissão do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, mostrou na avaliação de abril deste ano, 102.681 casos registrados, se comparado ao mesmo período de 2018.

Em geral, o resultado do LIRAa confirma o aumento da incidência de casos de dengue em todo o país que subiu 339,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Dengue

Oito unidades federativas tem incidência superior de 300 casos por 100 mil habitantes, número preocupante. Tocantins tem o maior número de incidência de casos de dengue. Seguido de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Acre, Espírito Santo, São Paulo, Distrito Federal. O Paraná tem incidência acima de 100 casos por 100 mil habitantes.

Zika e Chikungunya

Foram registrados 3.085 casos de Zika em todo o país, com incidência de 1,5 casos para cada 100 mil habitante. Não foram registradas mortes pela doença.
A chikungunya tem incidência de 11,6 para cada 100 mil, sendo 24. 120 casos registrados. Houve uma redução quando comparado com o mesmo período do ano passado e também não foram registradas mortes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet