Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Pode isso?

PCE não raspa cabelo de Arcanjo, permite uso de anel e delegado questiona privilégios

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

PCE não raspa cabelo de Arcanjo, permite uso de anel e delegado questiona privilégios
O delegado titular da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Flavio Stringueta, questionou supostos privilégios recebidos por João Arcanjo Ribeiro, preso desde o dia 29 de maio, quando foi alvo da ‘Operação Mantus’. O ex-comendador não raspou o cabelo, como fazem todos os que seguem para a Penitenciária Central do Estado (PCE) e, ao chegar para depor, utilizava um anel em uma das mãos.


Leia mais:
Apontador do jogo do bicho é detido e afirma que voltou a trabalhar mesmo após prisão de Arcanjo e delator
 
“Não acreditava que ele viria com cabelo na cabeça, obviamente está tendo algum privilégio. Acho que fica feio até para o diretor da unidade apresentar um preso desta forma. Tem quantos presos lá? 800? 1.000? É bem constrangedor para o diretor, eu não aceitaria passar por algo assim”, disse o delegado.
 
Além de não ter raspado o cabelo, um fato chamou a atenção na chegada do ex-comendador. João Arcanjo chegou à sede da GCCO com um anel na mão esquerda, como pode ser visto na imagem abaixo, flagrada pelo repórter fotográfico do Olhar Direto, Rogério Florentino.
 
Em resposta à fala do delegado, a administração da penitenciária esclareceu que o fato de não ter cortado o cabelo do preso João Arcanjo Ribeiro não significa que ele tenha recebido privilégio de qualquer natureza, sendo aplicados os procedimentos operacionais previstos.
 
A Secretaria Adjunta de Justiça ainda pontua que a Gestão Penitenciária determinou também à direção da Penitenciária Central do Estado que o preso receba o tratamento que é dispensado a todos os custodiados na unidade.
 
João Arcanjo Ribeiro, conhecido como “Comendador”, é acusado de liderar o crime organizado em Mato Grosso, nas décadas de 80 e 90, sendo o maior “bicheiro” do Estado, além de estar envolvido com a sonegação de milhares de reais em impostos, entre outros crimes.
 
No ano de 2002, Arcanjo foi alvo da operação da Polícia Federal, Arca de Noé, em que teve o mandado de prisão preventiva expedido pelos crimes de contravenção penal, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e homicídio. A prisão do bicheiro foi cumprida em abril de 2003 no Uruguai. Arcanjo conseguiu a progressão de pena do regime fechado para o semiaberto em fevereiro de 2018, após 15 anos preso.
 
Agora, Arcanjo e os outros suspeitos devem responder pelo crime de organização criminosa, lavagem de dinheiro, contravenção penal do jogo do bicho e extorsão mediante sequestro, cujas penas somadas ultrapassam 30 anos.
 
As investigações iniciaram em agosto de 2017, conseguindo descortinar duas organizações criminosas que comandam o jogo do bicho no Estado de Mato Grosso, e que movimentaram em um ano, apenas em contas bancárias, mais de R$ 20 milhões. Uma das organizações é liderada por João Arcanjo Ribeiro e seu genro Giovanni Zem Rodrigues, já a outra é liderada por Frederico Muller Coutinho.
 
O empresário Frederico Müller Coutinho é um dos delatores da Operação Sodoma, que investigou fraudes que resultaram na prisão do ex-governador Silval Barbosa. Müller trocava cheques no esquema e chegou a passar dinheiro para o então braço direito do ex-governador. Os cheques teriam sido emitidos como parte de um suposto acordo de pagamento de propina ao grupo político do ex-governador.
 
Durante as investigações, foi identificada uma acirrada disputa de espaço pelas organizações, havendo situações de extorsão mediante sequestro praticada com o objetivo de manter o controle da jogatina em algumas cidades.
 
Os investigadores também identificaram remessas de valores para o exterior, com o recolhimento de impostos para não levantar suspeitas das autoridades. Foram decretados os bloqueios de contas e investimentos em nome dos investigados, bem como houve o sequestro de ao menos três prédios vinculados aos crimes investigados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet