Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Esportes

Ronaldo estreia e Corinthians avança na Copa do Brasil

Depois de dois meses de treinamentos intensos, uma apresentação especial em estádio quase lotado e infindáveis especulações da imprensa, Ronaldo finalmente estreou no Corinthians nesta quarta-feira, no primeiro jogo do time na Copa do Brasil.


Ainda distante da sua melhor forma física, o atacante jogou 27 minutos na vitória do time paulista sobre o Itumbiara, por 2 a 0, em Goiás. A vitória garantiu a classificação antecipada do Corinthians à próxima fase da competição, quando enfrentará o Misto, de Mato Grosso do Sul, em abril.

Motivo da maior expectativa para o jogo, Ronaldo entrou no gramado cercado de jornalistas e seguranças, que não pouparam o jogador nem no banco de reservas, de onde ele assistiu o primeiro tempo.

Com a bola rolando, o jogo refletiu a empolgação da estreia de Ronaldo, com lances ofensivos para ambos os lados. O Corinthians entrou em campo disposto a garantir a classificação antecipada, com três atacantes - Jorge Henrique, Dentinho e Souza.

Logo no primeiro minuto, o Corinthians tentou se impor no jogo e iniciar a pressão em uma cobrança de falta de André Santos. Em seguida, Dentinho buscou o gol, em chute rasteiro de fora da área.

O início rápido não intimidou o Itumbiara, que fez um primeiro tempo equilibrado. Com o apoio da torcida e dispondo de jogadores de nomes conhecidos na escalação, como Denílson e Túlio, os donos da casa seguraram o ímpeto corintiano e, por alguns momentos, criaram mais oportunidades e chegaram ao ataque com mais perigo que o adversário.

Na melhor chance da etapa, Túlio recebeu belo passe na direita, avançou na área e bateu por cobertura na saída de Felipe. A bola se encaminhava para as redes quando Fabinho surgiu na pequena área para evitar o gol do Itumbiara, aos 32 minutos. Em outra boa chance, Leandro Carvalho quase surpreendeu o goleiro ao finalizar de fora da área. A bola raspou o travessão.

Apesar de contar com maior força ofensiva, o Corinthians tinha mais dificuldade para chegar ao ataque, graças à defesa do Itumbiara e à pequenos erros na condução das jogadas próximas as áreas, como os repetidos lançamentos sem objetividade.

Jorge Henrique, em duas oportunidades, recebeu passe na área, mas não conseguiu concluir. Para compensar os problemas na frente, Dentinho e André Santos tentaram jogadas individuais, com bons dribles, mas pararam na zaga adversária.

Diante dessas limitações, o Corinthians chegou ao gol em cobrança de pênalti. Jorge Henrique recebeu lançamento pela esquerda e foi derrubado na área, perto da linha de fundo. O zagueiro Chicão, artilheiro do time na temporada, bateu rasteiro no canto direito e abriu o placar.

Acompanhando o jogo do banco, Ronaldo, que era alvo constante das câmeras de televisão, chegou a ensaiar um tímido aquecimento durante o primeiro tempo, mas permaneceu no banco após o intervalo.

Sem o craque, o Corinthians voltou para o segundo tempo com Morais no lugar de Dentinho, numa tentativa do técnico Mano Menezes de melhorar o toque de bola no meio-campo e a criação.

Do banco, Ronaldo assistiu o início do segundo tempo e comemorou o gol de André Santos, que garantiu a vaga do time por antecipação na próxima fase, dispensando o jogo de volta, em São Paulo. Boquita arriscou de longe, a defesa desviou e o lateral-esquerdo aproveitou a bobeada da zaga para bater rasteiro, de pé direito.

O segundo gol deu maior tranquilidade ao Corinthians. Na expectativa para a entrada de Ronaldo, a torcida não reclamou da queda do nível da partida. A empolgação aumentou aos 8 minutos, quando Ronaldo iniciou o aquecimento com os demais jogadores.

Aos 20, Mano finalmente chamou o atacante e começou a passar as instruções no banco. Aplaudido pela torcida, que vibrava com a estreia do ídolo, Ronaldo entrou em campo aos 22, no lugar de Jorge Henrique, sob a comemoração de fogos de artifício. Junto com o craque entrou Otacílio Neto na vaga de Souza.

Um minuto depois, com alguma dificuldade na movimentação, Ronaldo tocou na bola pela primeira vez, ainda de forma tímida. Aos poucos, o jogador, que não disputava partidas oficiais desde o dia 13 de fevereiro de 2008, por causa de uma lesão no joelho, passou a ser mais acionado no campo.

Aos 28, Ronaldo tentou de cabeça, em levantamento na área, marcado por zagueiro. Em seguida, recebeu na entrada da área e, cercado por três jogadores, driblou um marcador mas foi barrado pela defesa, para o lamento geral da torcida.


Em uma das melhores chances do Corinthians na segunda etapa, Douglas recebeu pela direita e bateu direto, próximo ao travessão, evitando passe para Ronaldo, livre e de frente para o gol, pela esquerda.

No restante do tempo, o Itumbiara tentou reduzir a vantagem do adversário, em sucessivas jogadas de Landu, mas não foi bem sucedido no ataque. Do outro lado, Ronaldo teve poucas oportunidades para balançar as redes em sua aguardada estreia.

Na próxima fase, o Corinthians vai enfrentar o Misto, de Mato Grosso do Sul, que eliminou nos pênaltis o Campinense, da Paraíba, após empate por 1 a 1 no tempo normal.

Ficha Técnica:


Itumbiara 0 x 2 Corinthians


Itumbiara - Max; Adriano, Anderson Santos, Ávalos (Roque), Cléber Carioca; Leandro Carvalho, Saulo (Léo Mineiro), Pachola e Caíco; Túlio Maravilha (Landu) e Denílson. Técnico: Arthur Neto.


Corinthians - Felipe; Fabinho, William, Chicão e André Santos; Cristian, Boquita, Douglas; Jorge Henrique (Ronaldo), Dentinho (Morais) e Souza (Otacílio Neto). Técnico: Mano Menezes.


Gols - Chicão, aos 44 minutos do primeiro tempo. André Santos, aos 4 minutos do segundo tempo.


Cartões amarelos - Leandro Carvalho, Landu (Itumbiara); Cristian, Chicão (Corinthians).


Cartão vermelho - Otacílio Neto (Corinthians).


Árbitro - Pablo dos Santos Alves (RJ).


Renda e público - Não disponíveis.


Local - Estádio Juscelino Kubitschek, em Itumbiara (GO).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet