Olhar Direto

Segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Notícias / Política MT

Rosa Neide diz que Bolsonaro não pode transformar Planalto na ‘cozinha de sua residência’

Da Redação - Vinicius Mendes

31 Out 2019 - 17:00

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Rosa Neide diz que Bolsonaro não pode transformar Planalto na ‘cozinha de sua residência’
A deputada federal por Mato Grosso, Rosa Neide (PT), se posicionou sobre a fala do filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), que fez ameaças cogitando um “novo AI-5”. A petista disse que as ameaças por parte do clã Bolsonaro são constantes, mas que não podemos aceitar que ele transforme o Palácio do Planalto na “cozinha de sua residência”.
 
Leia mais:
Em Cuiabá, Manuela D’Ávila defende cassação de filho do Bolsonaro por apologia à ditadura
 
O Ato Institucional 5 (AI-5) foi baixado no dia 13 de dezembro de 1968, na ditadura militar, durante o governo de Costa e Silva, um dos cinco generais que governou o Brasil neste período. Ele é considerado um dos atos de maior poder repressivo tomados durante a ditadura, pois resultou na cassação mandatos políticos e suspensão de garantias constitucionais.
 
Em entrevista à jornalista Leda Nagle nesta quinta-feira (31), Eduardo Bolsonaro fez críticas à atuação dos partidos de esquerda no Brasil, que inclusive combateu a ditadura pegando em armas, e disse que “se a esquerda radicalizar a esse ponto, a gente vai precisar ter uma resposta. E uma resposta pode ser via um novo AI-5, pode ser via uma legislação aprovada através de um plebiscito como ocorreu na Itália, alguma resposta vai ter que ser dada”.
 
Durante o painel sobre protagonismo feminino na política, do 7º Festival de Cinema Tudo Sobre Mulheres, realizado em Cuiabá nesta quinta-feira (31), com a presença da ex-deputada Manuela d'Ávila (PC do B) e da deputada Benedita da Silva (PT), a deputada Rosa Neide afirmou que as ameaças são constantes.
 
“Este governo que está aí elegeu a imprensa, elegeu a Educação, elegeu a Cultura como seus principais inimigos desde que tomou posse. Logo, pode-se deduzir que Governo é este e o que ele pensa para a sociedade brasileira. Eu e a deputada Benedita, [...] a Manuela, somos testemunhas de que a ameaça é constante e que há sinais muito visíveis do que este Governo quer para a população”, disse a deputada representante de Mato Grosso.
 
A parlamentar ainda disse que, apesar da esquerda respeitar as eleições e o processo democrático, que falas como esta não devem ser aceitas por ninguém e que não se deve aceitar que Bolsonaro transforme o Palácio do Planalto na “cozinha de sua residência”.
 
“A juventude não merece ouvir as barbaridades que o presidente da República e seus familiares [falam], que é um absurdo. Ele está no poder, eleito como presidente da República, que os nossos partidos de esquerda respeitam, nós respeitamos a eleição, mas não podemos aceitar que o presidente transforme o espaço do Palácio do Planalto em um espaço familiar, como a cozinha da sua residência, e faça com que a família induza estas situações que acontecem todos os dias no país. Cada dia que a população acorda fica aguardando qual vai ser a nova bomba, a nova cortina de fumaça que os que estão ocupando o Palácio do Planalto vão colocar no país”.
 
Rosa Neide ainda disse que os partidos de esquerda irão atuar em conjunto para buscar as providências cabíveis, e legais, a tomar contra as declarações do clã Bolsonaro. No entanto, ela defendeu que a indignação da população seria a arma mais poderosa.
 
“Então dizer que nós não vamos aceitar que a imprensa fale do presidente, não vamos aceitar que seja investigado os erros do presidente ou da sua família, senão vai ter o novo AI5? É uma ameaça à sociedade brasileira, ao Estado Democrático de Direito, os nossos partidos estão em unidade para tomar todas as providências cabíveis, mas a providência maior que eu tenho é indignação da população. É aquilo que a gente pode fazer pelo trâmite legal, mas a população em si responder a quem está no poder, que nós teremos um país limpo e democrático, inclusivo para todos, que nós não queremos ditadura outra vez”, disse.

29 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • ci
    01 Nov 2019 às 14:24

    A SEDUC também não deveria ter se transformado num QG DO CRIME ORGANIZADO. No entanto durante a gestão do PT o local se transformou num antro de falcatrua, desvios e escândalos. Certo Sra deputada?

  • Ares
    01 Nov 2019 às 11:10

    Dá pra se ver claramente nos positivos e negativos nos comentários como o povo brasileiro está acordando GRAÇAS A DEUS

  • vladimir palma pinto da fonseca
    01 Nov 2019 às 10:59

    se for ta igual lula e dilma então vcs não tem moral pra critica

  • Claudio Coelho Barreto Junior
    01 Nov 2019 às 10:51

    NOBRE DEPUTADA, MATO GROSSO NÃO MERECE TAMANHA IRRESPONSABILIDADE. A SENHORA DEVERIA SE EXPLICAR, MELHOR, PROVAR QUE AS ACUSAÇÕES QUE RECAEM SOBRE VOSSA EXCELÊNCIA, SOBRES AS FRAUDES NA SEDUC, SÃO INVERDADES. QUE TODA A ROBALEIRA FEITA POR SEU IRMÃOS DE PARTIDO, NÃO PASSAM DE CONTOS DA CAROCHINHA. PETITAS, TEM QUE LAVAREM A BOCA COM SODA CAUSTICA, ANTES DE FALAREM DE ALGUÉM.

  • Daniel Ribeiro
    01 Nov 2019 às 10:49

    Força guerreira. Combate o Bolsonaro.

  • Raimundo
    01 Nov 2019 às 10:22

    Nem ela a SEDUC em mais um esquema de corrupção e roubos...

  • Antonio Carlos Diniz Salles
    01 Nov 2019 às 10:20

    De fato ele não deve fazer o que fizeram lula e dilma!

  • Pau de guarda chuva
    01 Nov 2019 às 10:14

    Vai trabalhar a Sra ganha mais ao níveis de ficar falando Merda

  • SÉRGIO ROBERTO
    01 Nov 2019 às 08:13

    O Brasil está perdido. Os caras estão testando/jogando para ver a reação do povo e das instituições. Quando perceberem que o cenário lhes é favorável...aí já era voltaremos aos anos de chumbo e será difícil uma reversão, pois a atual esquerda não tem moral para socorrer o país.

  • MARCUS VINICIO ARRUDA E SILVA
    01 Nov 2019 às 08:05

    A que ponto chegamos te um presidente sendo questionado por esse lixo do PT

Sitevip Internet