Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Mundo

reverenciado

Funeral do senador Kennedy será neste sábado; Obama fará tributo

Funeral do senador Kennedy será neste sábado; Obama fará tributo
O funeral do senador democrata Edward Kennedy será realizado na manhã deste sábado em uma tradicional igreja de Boston, no Estado de Massachusetts. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que chamou o senador de "líder extraordinário", fará um tributo ao mais novo dos irmãos Kennedy, um dos clãs mais reverenciados do país.


Kennedy morreu aos 77 anos, na noite desta terça-feira (25), em sua casa, em Hyannis Port, Massachusetts, após uma longa batalha contra um câncer de cérebro.

Obama, que está de férias na ilha de Martha's Vineyard, frequentada pela família Kennedy, afirmou nesta quarta-feira que os americanos já esperavam a morte de Kennedy, mas "não com pequena quantia de temor".

"Suas ideias e ideais estão estampados em dezenas de leis e refletem em milhões de vidas", disse Obama, em comunicado. "Em idosos que conhecem uma nova dignidade, em famílias que conhecem uma nova oportunidade, em crianças que conhecem a promessa da educação e todos que podem buscar seus sonhos em uma América que é mais igual e mais justa, incluindo eu próprio."


O mais novo dos três irmãos que ocuparam papel central na política americana na segunda metade do século 20, Ted Kennedy tornou-se uma das vozes mais proeminentes em defesa de políticas liberais nos Estados Unidos desde que foi eleito, em 1962, para a vaga no Senado que fora de seu irmão John Kennedy, então presidente.

Conhecido como leão do Senado, Ted era o segundo senador mais antigo da Câmara Alta, onde esteve durante 47 anos. Durante a carreira política, ele impulsionou leis pelos direitos civis, melhorias para os deficientes, saúde e educação. Uma das suas últimas intervenções no Senado aconteceu em julho de 2008, quando foi à Câmara participar de uma votação chave sobre o plano de saúde para os aposentados.

Obama, que classificou ainda o clã Kennedy como sinônimo do Partido Democrata, afirma que o senador foi "colega, conselheiro e amigo". "Ele não apenas é um dos maiores senadores de todos os tempos, mas um dos americanos mais bem sucedidos em servir à nossa democracia", disse o presidente.

Funeral

O corpo de Kennedy chegará nesta quinta-feira ao Smith Center, na Biblioteca e Museu Presidenciais John F. Kennedy --criada em homenagem a seu mais famoso irmão-- e ficará lá até a noite de sexta-feira.

O funeral será realizado na Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Mission Hill, em Boston, uma igreja do século 19 que comporta até 1.500 pessoas. Ela fica a uma curta distância da biblioteca. O evento será fechado a familiares e convidados.

Uma carreata acompanhará então o caixão até o Aeroporto Internacional Logan, que levará o corpo do senador para Washington DC.

Na tarde de sábado, Kennedy será enterrado ao lado dos irmãos, o ex-presidente John Kennedy e o senador Robert Kennedy, no Cemitério Nacional Arlington.

O cemitério de Arlington é reservado a militares, figuras heroicas da história americana, assim como presidentes dos Estados Unidos e juízes da Suprema Corte, e possui túmulos com mais de 300 mil pessoas.

Ted será enterrado em Arlington por ter servido ao Exército americano nos anos 1950 e ocupado funções no governo dos EUA. Somente dois presidentes norte-americanos estão enterrados em Arlington: JFK e William Howard Taft, que faleceu em 1930.

O presidente Obama deve comparecer também ao enterro, previsto para às 17h deste sábado (18h no horário de Brasília).

A família Kennedy pediu que as pessoas troquem as típicas flores por doações ao programa educacional criado pelo Edward M. Kennedy Institute para o Senado dos EUA. Um site foi criado para que as pessoas possam escrever suas homenagens ao senador, considerado um dos principais nomes do Partido Democrata.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet