Olhar Direto

Quinta-feira, 04 de junho de 2020

Notícias / Cidades

Rondonópolis tem primeira morte por suspeita de coronavírus

Da Redação - Isabela Mercuri

08 Abr 2020 - 12:00

Foto: Reprodução

Rondonópolis tem primeira morte por suspeita de coronavírus
A Prefeitura Municipal de Rondonópolis divulgou nesta quarta-feira (8) a primeira morte de paciente com suspeita do novo coronavírus (COVID-19) na cidade, que fica a 219km de Cuiabá. A vítima é um homem de 75 anos, que faleceu às 00h30 no hospital Materclin.

Leia também:
Enfermeira internada em UTI do antigo Pronto-Socorro com COVID-19 está estável

O homem esteve em São Paulo para tratamento contra o câncer e voltou no último sábado (4). Ele procurou o hospital com sintomas respiratórios, sinais do coronavírus. No registro de óbito, o médico informou que a morte ocorreu em decorrência de insuficiência respiratória aguda, pneumonia e neoplasma do intestino.

O exame para o novo coronavírus foi feito, mas ainda não há resultado. Como há a suspeita, o sepultamento deverá seguir as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, que visam prevenir a transmissão do vírus. Ou seja, com caixão lacrado e sem cerimônia de velório.

A partir de agora, segundo a secretária municipal de Saúde do município, Izalba de Albuquerque, serão realizados testes para Covid-19 em laboratório privado, por meio de contratação dos serviços. A medida busca dar mais agilidade na realização de testes para a doença, pois os resultados encaminhados ao Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen) têm demorado, já que há grande demanda a ser atendida no Estado”, explica a assessoria.

No último boletim divulgado às 17h de terça-feira (7), Rondonópolis tinha oito casos confirmados de Covid-19 e 74 casos suspeitos. Um paciente estava internado em UTI e quatro em enfermarias.

A secretária de Saúde voltou a solicitar que as pessoas se mantenham em casa, saindo às ruas somente em casos de necessidades essenciais. Idosos e pessoas com doenças crônicas devem manter o isolamento. No entanto, o comércio da cidade está aberto por determinação do prefeito.

Izalba explicou que mesmo com o aumento de números de respiradores disponíveis para pacientes da rede pública e compra de ventiladores que auxiliarão no atendimento dos pacientes, a quantidade de leitos de UTI existente em Rondonópolis não é suficiente para atender pacientes de Covid-19.

Hoje, são 20 leitos de UTI existentes no Hospital Regional de Rondonópolis que estão lotados de pacientes com outras doenças. “As vagas em leitos de UTIs em Rondonópolis já não eram suficientes nem mesmo para atender a demanda que já existia sem a emergência do coronavírus. Se tivermos vários pacientes ao mesmo tempo com necessidade de UTI não haverá vagas”, reforçou.

11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • jonata
    11 Abr 2020 às 06:50

    Pelo amor de Deus pessoas, ninguem foi atropelado e colocado como corona virus nao, foi morte por Insuficiencia respiratoria aguda grave, vcs nao sabem ler ? tenham mais respeito pelos profissionais da saude antes de falar tanta bosta

  • Jeferson
    10 Abr 2020 às 15:41

    Impossível morrer por Suspeita, estava ou não com o corona vírus? Mas a imprensa não diferente de outras, prefere anunciar a desgraça primeiro né. Porque não se confirma o caso, depois publica a matéria? ???? Se der negativo, duvido que refaça a matéria fazendo então a correção do anunciado erroneamente.

  • Jucimara
    08 Abr 2020 às 21:20

    Como falam que é! mas aguarda resultado ??.Por favor tenham mas respeito com a população e com os familiares!

  • JUSTO VERISSÍMO
    08 Abr 2020 às 20:59

    Agora se você morrer de infarto e coravirus, e autópsia.

  • Júnior Gomes
    08 Abr 2020 às 20:38

    Agora toda morte se coloca isso ? Até se morrer atropelado ? Acho que precisa ter mais coerência nas noticas . Este senhor morreu vítima de um câncer. Sou de Rondonópolis e está matéria ai está errada .

  • Alexandre
    08 Abr 2020 às 17:51

    Confirma uma suspeita? Como assim? Se é suspeita como que confirma?

  • ana
    08 Abr 2020 às 15:58

    Morreu de cancer esta e noticia correta dada pela famiia

  • erick
    08 Abr 2020 às 14:48

    tambem estou curioso pra saber quem esta ta certo, a ciência ou a emoção.

  • Chirrão
    08 Abr 2020 às 13:01

    Se for fazer o exame do CORONAVÍRUS o resultado demora 20 dias..Mas se morrer o resultado positivo sai na hora.

  • Revoltado
    08 Abr 2020 às 12:54

    Fecha tudo, isola tudo, para tudo, porque já morreu um, por COVID 19, a pressão pisicologica é a pior parte, disso tudo.

Sitevip Internet