Olhar Direto

Segunda-feira, 01 de junho de 2020

Notícias / Cidades

Secretário volta a criticar flexibilização, liga alerta sobre aumento de casos e diz que inverno será mais um adversário

Da Redação - Max Aguiar

23 Mai 2020 - 07:55

Foto: Mayke Toscano - Secom MT

Secretário volta a criticar flexibilização, liga alerta sobre aumento de casos e diz que inverno será mais um adversário
Próximo do início do inverno, o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo confirmou nesta sexta-feira (22) que com a chegada dessa estação, os casos de Covid-19 da região Centro-Oeste irão aumentar. Esse assunto foi tratado em uma reunião com o ministro da Saúde interino, Eduardo Pazzuello, e acendeu novamente o alerta para os secretários que participaram da sessão via video conferência. 

Leia mais:
Idoso que morreu de coronavírus era diabético e hipertenso

Por conta disso, Gilberto Figueiredo voltou a criticar a flexibilização do comércio e disse que os casos tendem a aumentar devido a essa medida das prefeituas. "Desde o início da pandemia está claro que são medidas dos prefeitos essas flexibilização. Municípios que flexibilizam demais acabam tendo mais casos. Há 30 dias tinhamos 60% do indice de isolamento. Hoje tem município que tem 38%. Quanto mais circulação, maior é o número de óbitos", comentou o secretário.

Sobre o aumento de vítimas com comorbidades, o secretário de Saúde confirma que o isolamento é o melhor método de prevenção, principalmente para quem tem doenças pré-existentes. 

"Já deu pra perceber que pessoas com doenças pré-existentes são as principais vítimas. Essas pessoas principalmente precisam estar em isolamento. Em alguns municípios isso não está acontecendo. Parece que a população não acredita na pandemia", comentou. 

O que deixou o secretário em alerta são os números que estão subindo para mais de 100 casos por dia em Mato Grosso. Um dos motivos de aumento será o frio. "Já debatemos isso aqui. O frio aumenta casos de Síndrome Respiratória Aguda. E isso também pode causar maior número de infectados com o coronavírus", concluiu. 

15 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Irene
    24 Mai 2020 às 22:49

    ISOLAMENTO SOCIAL É A MELHOR FORMA DE MINIMIZAR OS ESTRAGOS DESSA PANDEMIA.

  • sincero
    24 Mai 2020 às 12:37

    INVERNO??? ESSE SECRETARIO PENSA QUE MORA EM CU-RI-TI-BA??

  • Trabalhador informal
    24 Mai 2020 às 12:19

    Isolamento vertical só funciona com testes em massa. Cadê os testes para a população de Cuiabá? Só político que tem acesso ao teste?

  • Maria Célia Ferreira
    24 Mai 2020 às 07:41

    Parabéns Secretário, o senhor vem desempenhando um excelente trabalho, que DEUS o abençoe e abençoe nós todos.

  • Jacqueline
    23 Mai 2020 às 23:23

    Esse irresponsáveis todo dia inventa uma história para enganar o povo. Miseráveis

  • Gleice ativista
    23 Mai 2020 às 14:58

    Walter, em que mundo vc vive? MT não têm carnaval. AQUI é fim de mundo.

  • D.m
    23 Mai 2020 às 13:46

    MT não tem um governador competente, ele deve ser bom como empresário....

  • Maria
    23 Mai 2020 às 12:38

    O que o secretário sugere? Que passemos o inverno em casa? Às custas de quem? Máscara, higiene, cuidados e vamos tocar a vida.

  • Walter
    23 Mai 2020 às 11:32

    Calma o Presidente está dinheiro, podem ficar tranquilo que o de vocês está garantidos porque até hoje não vi nada que vocês fizeram em combate o covid 19

  • Clebio rone
    23 Mai 2020 às 10:07

    Não entendo, ontem um outro secretário estadual criticou as restrições, hoje esse já critica a flexibilização. pensa numa situação que estou achando que estes secretários de saúde municipal, estadual e federal, não tem condição de estar a frente desta situação, deviam falar menos e agir mais.

Sitevip Internet