Olhar Direto

Notícias / Política MT

Estado vai chamar prefeituras para discutir possibilidade de retomada das aulas

Da Redação - Érika Oliveira

26 Mai 2020 - 16:31

Foto: Reprodução

Estado vai chamar prefeituras para discutir possibilidade de retomada das aulas
O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que entrará em contato com prefeitos nas próximas semanas para discutir a possibilidade de retomada das aulas pelo menos nas cidades em que ainda não há casos de Covid-19. As aulas da rede estadual estão suspensas desde março.
 
Leia mais:
Secretário estadual é contra retorno das aulas e avisa: "teremos dias mais difíceis"
 
“Hoje nós conversamos sobre isso no Comitê do Covid, é um tema que nos preocupa. Nós sabemos da importância do ano letivo e estaremos dialogando nas próximas semanas em conjunto com os prefeitos para que possamos encontrar uma solução que atenda a educação e que atenda a segurança da saúde também. Temos que reconhecer que existem mais de 80 cidades que ainda não tiveram um único caso da doença, talvez possamos dar um tratamento diferenciado nessas cidades”, disse Mendes, nesta terça-feira (26).
 
No final do mês passado, o Governo decidiu manter as aulas suspensas por tempo indeterminado. Os estudantes já estão em casa desde o dia 23 de março. A intenção inicial era de que as aulas voltassem no dia 4 de maio, porém, a pedido de prefeitos e após recomendação do Ministério Público, Mendes voltou atrás.
 
Uma eventual retomada das atividades escolares somente deverá ocorrer seguindo orientações que serão determinadas em decreto. Além disso, as aulas da rede municipal seguem a cargo de cada prefeitura.
 
O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, defende que a retorno só aconteça quando houver segurança para os alunos. O gestor destacou, ainda, a previsão de que o número de casos de Covid-19 no Estado aumente nos próximos dias.

43 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Luiz Perlato
    28 Mai 2020 às 14:00

    Voltar as aulas enquanto a pandemia está fora de controle? Ainda nem chegamos ao pico da Covid-19! Isso é um absurdo. Duvido que quem defende a volta às aulas tenha filhos matriculados. Se têm filhos é porque já são adultos. Minhas filhas, felizmente, estudam na rede municipal neste momento. Mas digo uma coisa. Se as aulas voltarem não permitirei que elas saiam de casa. Melhor perder o ano letivo, se for o caso, que perder a vida. Já a volta ao trabalho, isso eu defendo, mas com rodízio de trabalhadores, de forma que haja menos pessoas circulando. Ao contrário das crianças, os adultos sabem se cuidar, e se não se cuidam é porque não querem, azar o deles. Eu me cuido. Ainda assim, observo uma coisa. Sugiro que seja concedida a possibilidade da manutenção do trabalho remoto a todos aqueles trabalhadores que podem desenvolver suas funções à distância sem prejuízo de suas funções. Em muitos casos isso é possível. Ou, ainda, o trabalhador pode trabalhar 2 dias da semana na empresa e os demais em casa. Repito: as metas devem ser cumpridas.

  • Girineu Salgado
    28 Mai 2020 às 10:03

    As escolas serão reabertas de acordo com um plano funcional e meticuloso, onde conforme o número de covas que o governador mandar abrir nos cemitérios será abertas as escolas próximas.

  • Silvia
    28 Mai 2020 às 10:00

    Hora inoportuna. Não tem que reiniciar aula nenhuma. Crianças e adolescentes exalando vírus pra todo lado, inclusive contagiando seus familiares. Meus filhos não vão pra escola de jeito nenhum.

  • Ary
    28 Mai 2020 às 07:51

    Agora q era para fechar devido a chegada do frio ...pois 40° para 15..16° não tem imunidade q aguente, resolve voltar...! Tdo bem mais deve condicionar esse retorno tambem à queda de temperatura, chegou frente fria simplesmente não tem aula nesse período, foi embora frente fria retoma-se as aulas!

  • moreira
    27 Mai 2020 às 20:41

    Como disse a ex presidenta Dilma: As aulas devem retornar com sistema rodizio.Um dia vão os professores e no outro os alunos.

  • Ely
    27 Mai 2020 às 20:39

    Voltar às aulas, e ter vidas. Risco. Isolamento social, vidas preservada. A responsabilidade e de quem com retorno das aulas e varias contaminação, mortes, etc, ect. Acho que a população não e uma grande e gigantesca empresa, onde chega um um diz vai trabalha, e todos baixem a cabeça e vai. Vidas tem que ser preservada. Salvar vidas no momento e melhor saída. Então Mauro Mendes, Manoel Pinheiro, vcs dois são os únicos responsável por salva vidas no estado do Mato Grosso.

  • Nilvaci
    27 Mai 2020 às 20:13

    Eu enquanto funcionaria da educação serei obrigada a retornar, porém eu como mãe desaprovo esse retorno e não tenho a intenção de enviar meu filho pro Colégio. Que ele perca o ano letivo, não a vida.

  • Ivani
    27 Mai 2020 às 19:14

    Sou contra a volta,mais engraçado que quando e dia de promoção nos supermercados vão a família inteira fazer compras não respeita o distanciamento vai crianças pessoas idosas e ficam um tempão batendo papo nos corredores do supermercado, crianças correndo,e pessoas que trabalham lá a mercê da própria sorte.

  • Cecília Maria Marques
    27 Mai 2020 às 15:58

    Eu achou que já deve começar as aulas na cidade que ainda não teve caso. Eu quero trabalhar

  • FRANCIELLE GOMES MARCULINO
    27 Mai 2020 às 13:47

    Bom, cada um sabe aonde aperta. Para mim, este ano está delicado. Acredito que quem decida se a criança vai a escola ou não são os pais. Para mim, deve manter o EAD e deixar a escolha. Pai que quer enviar o filho para escola envie! E quem prefere se resguardar, esse direito tem que ser garantido. Isso, em uma situação segura para retorno, o que na minha opinião não está! Só vejo aumento e muita gente irresponsável! Me faz pensar, como tem pais que querem deixar seus filhos em creches ou escolas, sabendo que crianças não tem noção de distanciamento e de higienização? O estado, município, tem responsabilidade sob o ensino, e não de criar! Se põe um filho no mundo, é seu dever se virar no que vai fazer para cuidar! Escola não é depósito!

Sitevip Internet