Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Furacão Jimena é rebaixado de categoria mas continua sendo ameaça

O furacão Jimena que ameaça a península mexicana da Baixa Califórnia foi rebaixado à categoria 3 na escala de Saffir-Simpson, que vai até 5, informou nesta terça-feira o Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami, advertindo que a tempestade "poderá ter uma força próxima a de um grande furacão quando alcançar a terra".


Mais cedo, as autoridades da Baixa Califórnia Sul começaram a retirar e transferir para abrigos as famílias que moram na costa diante da proximidade do furacão Jimena, que estava classificado na categoria quatro na manhã desta terça-feira.

A península já está sendo atingida por ventos fortes, grandes ondas e chuva intensa. Os ventos máximos sustentados passaram à velocidade de 205 km/h --contra 250 km/h durante a madrugada-- e o centro da tempestade movia-se em direção ao norte-noroeste nesta tarde, a uma velocidade aproximada de 19 km/h.

O centro da tempestade deve chegar à parte sul da península entre o fim desta terça-feira e quarta-feira, segundo os serviços meteorológicos.

Enquanto isso, a tempestade tropical Erika se formou no Atlântico, a leste de Antígua e Barbuda. A tempestade tem ventos com velocidade aproximada de 80 km/h e pode ficar mais forte nos próximos dias.

O secretário de governo do Estado da Baixa Califórnia Sul, Luis Armando Diaz, disse mais cedo que em todo o Estado há 159 albergues temporários com capacidade para abrigar 29 mil pessoas.

"Já o Exército está fazendo o mesmo na maioria dos albergues junto a autoridades municipais, estaduais e, certamente, federais", disse Díaz.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet