Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Governo do Iêmen acusa rebeldes de violar cessar-fogo

O governo iemenita acusou neste sábado os rebeldes xiitas da província de Saada de violar o cessar-fogo poucas horas após sua entrada em vigor, na sexta-feira às 15h de Brasília.


"Apesar das autoridades terem cumprido com sua decisão de ontem de deter as hostilidades para facilitar o trabalho humanitário para os desabrigados, os terroristas sabotadores, como de costume, violaram o acordo e continuaram suas agressões", disse o governo em comunicado.

A Comissão Suprema de Segurança proclamou na sexta-feira a entrada em vigor de um cessar-fogo que diz haver posto em prática antes da hora assinalada, mas denuncia que os insurgentes atacaram o exército nas zonas de Almalahit em Saada e Harf Sufian, na província de Omran.

O governo responsabilizou os "hutis", xiitas seguidores de Abdel Malek al Huti, "das consequências de suas agressões".

Segundo a Efe, as comunicações telefônicas com a província de Saada estavam deterioradas, e a agência não conseguiu contatar fontes ligadas aos rebeldes.

O exército e as forças de segurança iemenitas começaram no dia 11 de agosto uma ampla ofensiva contra os rebeldes xiitas desta província nortista, fronteiriça com a Arábia Saudita, embora ontem à noite declarassem um cessar-fogo unilateral.

A luta dos seguidores dos rebeldes começou em abril de 2004, depois que esse grupo acusasse o governo de Sana de ignorar as reivindicações da população dessa zona.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet