Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Mundo

França alerta que saída do Afeganistão provocaria "caos absoluto"

O ministro da Defesa francês, Hervé Morin, alertou neste domingo que uma eventual saída das forças da comunidade internacional do Afeganistão provocaria o "caos absoluto" no país e o retorno dos talebans.


"Se formos embora, o Afeganistão voltaria ao jugo dos talebans" e seria de novo o "terreno" do terrorismo internacional, ressaltou Morin à rede de televisão RTL.

Segundo o ministro, o debate aberto nos últimos dias em torno da presença da comunidade internacional no país não deve levar, em nenhum caso, a uma possível retirada.

Além do caos e da volta do regime taleban, Morin destacou que essa possibilidade jogaria por terra também todos os esforços humanos, militares e financeiros realizados até agora para reconstruir o país.

Por isso, insistiu, antes de propor uma retirada, é preciso pensar nas consequências e não esquecer que "é nossa própria segurança que está em jogo" e a de todo o mundo, levando em conta a "posição estratégica" do Afeganistão.

As declarações do ministro aconteceram um dia depois de a líder da oposição e do Partido Socialista francês, Martine Aubry, exigir do governo um "autêntico debate" sobre a presença dos soldados franceses em terreno afegão.

Este debate foi reaberto na França por causa do atentado ocorrido na sexta-feira passada no Afeganistão, no qual morreu um soldado francês e outros nove ficaram feridos, assim como do bombardeio da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) nesse mesmo dia, que provocou mais de 50 mortos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet