Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Astrazeneca

Polícia investiga furto de 84 doses de vacina contra Covid-19 em posto de saúde

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Polícia investiga furto de 84 doses de vacina contra Covid-19 em posto de saúde
A Polícia Civil investiga o furto de 84 doses da vacina contra a Covid-19 da marca AstraZeneca, que estavam em uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF), da cidade de Lucas do Rio Verde (334 quilômetros de Cuiabá). Ao ser informada sobre o caso, a prefeitura do município registrou um boletim de ocorrências.


Leia mais:
Vídeo mostra troca de seringas durante aplicação de vacina contra Covid-19; enfermeira é afastada

A unidade básica de saúde em questão foi abastecida com 210 doses, total que seria suficiente para os agendamentos de terça e quarta-feira. Desse número, cerca de 90 doses já haviam sido aplicadas. No final da tarde, ao conferir o estoque, trabalho que é feito diariamente, e perceber 17 frascos vazios, uma das servidoras da unidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.

Uma equipe da Polícia Civil foi acionada para fazer o registro da ocorrência e isolamento do local. A Secretaria informa que a sala do PSF onde ficam os imunizantes não tinha câmera ou controle de acesso.

Conforme a Procuradoria Municipal, será instaurada uma sindicância interna para apurar o caso e todas as medidas cabíveis serão tomadas conforme decorrer do processo. O Ministério Público também já foi informado sobre o caso.

Os imunizantes seriam utilizados para vacinação por agendamentos.A Secretaria de Saúde informa ainda que a vacinação por agendamento prevista para esta quarta-feira não será prejudicada. 

A Prefeitura fará as devidas solicitações ao Governo do Estado a fim de obter uma reserva técnica, reaver o quantitativo perdido e não causar prejuízos àqueles que receberiam as doses furtadas.

A Secretaria Municipal de Saúde explica que todas as doses de imunizantes recebidas semanalmente ficam centralizadas na Vigilância em Saúde, de onde são redistribuídas aos PSFs à medida em que os agendamentos são realizados.

A prefeitura  salienta que, de acordo com o painel de distribuição de vacinas do Governo do Estado de Mato Grosso, dos 141 municípios, Lucas do Rio Verde é o quinto colocado com maior índice de aplicação de vacinas, sendo 78% dos imunizantes já aplicados em primeira e segunda dose. As demais doses ainda em reserva são destinadas à segunda dose ou aguardam agendamento por pré-cadastro.

O Município segue acompanhando a investigação da Polícia para prestar esclarecimentos à população.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet