Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

contramão do governo

Wilson apresenta projeto para barrar PCHs no Rio Cuiabá: “Já geramos mais energia do que necessitamos”

08 Ago 2021 - 08:10

Da Redação - Isabela Mercuri / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Wilson apresenta projeto para barrar PCHs no Rio Cuiabá: “Já geramos mais energia do que necessitamos”
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) apresentou em plenário na sessão desta quarta-feira (4) um Projeto de Lei para barrar a construção de seis pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Rio Cuiabá. Segundo ele, esta ação prejudicará o rio e a existência de peixes, além de ser desnecessário.


Leia também:
Projetos de PCHs no Rio Cuiabá podem afetar todo o Pantanal; audiência pública debaterá tema

Após a apresentação, segundo Santos, ele já conseguiu a assinatura de outros oito parlamentares no projeto. “Uma aceitação fantástica. O rio Cuiabá é o principal berço natural, nascedouro, reprodutor de peixe da bacia do alto Paraguai. É o principal. Isso em cima de estudos técnicos, científicos, seis hidrelétricas no rio Cuiabá, num trecho de 190km, vai destruir todo esse estoque pesqueiro”, explicou o parlamentar.

“E outro detalhe, o mato-grossense não precisa de hidrelétrica. Nós já geramos mais energia do que necessitamos para consumir. Mato Grosso é um estado exportador. Então destruir um rio como o Cuiabá, com toda sua história, com sua piscicocidade, para atender São Paulo, Minas, Paraná, é algo que não precisa. Vamos avançar no caminho da energia solar. Esta é a vocação energética de Mato Grosso”, completou.

Os licenciamentos das novas PCHs estão em análise na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e já geraram polêmica com pescadores, ambientalistas e associações. Para Wilson, seu projeto não cria atritos com o governador, e é prerrogativa dos deputados a proposição.

“Um deputado tem a prerrogativa de propor, e nós não abrimos mão dessa prerrogativa nossa. Nós vamos propor, eu apresentei o projeto, oito deputados se apresentaram para assinar junto comigo, então já há um sentimento muito forte de aprovação dessa matéria na casa. E por um ponto final em toda essa expectativa, nas especulações de destruir o rio Cuiabá”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet