Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

entenda

Influenza ou Covid-19? Infectologista explica que sintomas são parecidos e alerta para importância de exame de painel viral

Foto: Reprodução / Internet

Influenza ou Covid-19? Infectologista explica que sintomas são parecidos e alerta para importância de exame de painel viral
Mato Grosso vive uma nova etapa epidemiológica. Em meio aos casos de Covid-19, há também o surgimento de uma epidemia de gripe no país, causada pelo vírus Influenza A / H3N2, que já tem lotado unidades de saúde pelo estado. Além disso, Cuiabá ainda registrou nesta semana casos de dupla infecção pelo novo coronavírus e pela gripe, condição também chamada de Flurona. 


Leia também:
Após réveillon, laboratório registra aumento de 30% nos diagnósticos positivos de Covid-19 e 50% de Influenza em Cuiabá

Para a infectologista do Hospital Universitário Júlio Muller, Danyenne Assis, atualmente é praticamente impossível diferenciar os sintomas das duas doenças na prática clínica. O tempo que leva para que os sintomas se manifestem, porém, podem ajudar a sinalizar a diferença de uma da outra. 

“Está bem difícil diferenciar. Estão todas vindo com sintomas muito semelhantes, os casos de Covid-19, os casos de coinfecção. A gripe costuma ter sintomas mais intensos desde o início, mas não é uma regra.” , conta ao Olhar Direto ao relembrar que a Covid-19 começa a evoluir a partir do 7º dia. 

Entre os sinais que ambas doenças manifestam estão: congestão, dor de garganta, febre e dor no corpo. Apesar disso, ela esclarece que apenas um painel viral é capaz de distinguir uma infecção da outra. "É um pouco caro mas tem disponível nas redes privadas.”
 
A metodologia trata-se de um exame capaz de detectar o tipo de vírus respiratório que acomete um paciente, até mesmo se for o vírus Sars-Cov-2, da Covid-19. A partir dele, é possível determinar se uma pessoa está infectada com um ou outro vírus, ou ambos, como nos casos de Flurona.

O exame também é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS)  mas apenas em pacientes com quadro gripal grave. O teste apenas de Covid-19, por sua vez, pode ser feito em vários formatos, seja através do RT-PCR, antígeno, entre outros. 

“O diagnóstico de gripe, por Influenza, fica como sendo um diagnóstico de exclusão. Quando a gente exclui Covid-19 e o paciente tem sintomas da síndrome gripal, aí a gente infere que possa ser influenza, que está circulando mais atualmente”, relata ao expor o cenário que, atualmente, dificulta o diagnóstico da gripe. 

Sobre a Omicron, a infectologista também conta que, apesar de não ter sido diagnosticada oficialmente em Mato Grosso, os sintomas ainda são semelhantes à Covid-19 e à gripe, apesar desta não apresentar, até o momento, maior gravidade, apenas mais transmissibilidade. 

“A Omicron é uma variante da Covid-19, [ainda] é vírus da Covid-19 mesmo ele sendo uma variante. Flurona é gripe junto com corona, Flu é gripe. São todos vírus que a gente conhece, ou em combinação ou em variante. Não dá pra distinguir um do outro, os sintomas estão muito parecidos.”, enfatiza.

Ainda segundo Danyenne, outra constatação feita nos atendimentos da Capital está relacionada às pessoas que completaram o esquema vacinal com três doses de vacina contra a Covid-19. Os sintomas, conforme ela explica, são menos, mesmo nos casos de dupla infecção, como a Flurona.

“O que a gente tem percebido na prática clínica é que os pacientes que tomaram a terceira dose da vacina tem bem menos sintomas quando contraem a infecção, mesmo se for associação, do que os pacientes que não completaram o esquema de três doses.”, conta. 

“[Já] as pessoas sem vacinação completa de Covid-19, com essas novas variantes, estão tendo sintomas gripais parecidos com influenza mesmo”, complementa. 

Recomendações após festas de fim de ano

Após o período festivo de fim de ano, onde muitas pessoas se aglomeraram e desrespeitaram as medidas de biossegurança, a infectologista relata que nesta primeira semana do ano já é percebido um aumento de casos de Covid-19 nas unidades hospitalares.

Em Cuiabá, por exemplo, o Instituto de Análises Clínicas (INAC) registrou aumento percentual nos casos positivos de Covid-19 e Influenza, respectivamente, de aproximadamente 30% e 50% no início deste ano

“Tem vindo bastante positivo por conta das aglomerações do final de ano. Agora tentar evitar um pouquinho aglomeração, porque tem muitos vírus circulando", alerta Danyenne.

Nesse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Cuiabá enfatiza que recomendações de prevenção são importantes para prevenir a dupla infecção. Entre as medidas estão a lavagem constante das mãos, o uso de máscara e a recomendação de evitar aglomerações.

As orientações são válidas para as duas doenças. Além disso, é fundamental manter a caderneta de vacinação atualizada com as doses contra a Covid-19 e contra a Influenza.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet