Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PESQUISAS INDICAM CAMINHO

PSB que apresentar Natasha como opção moderada, mas já sinaliza apoio a candidatura nacional

Foto: Reprodução

PSB que apresentar Natasha como opção moderada, mas já sinaliza apoio a candidatura nacional
A campanha de Natasha Slhessarenko ao Senado quer apresenta-la como uma opção mais moderada às candidaturas que apostam nas alas mais radicais do cenário polarizado das eleições deste ano. Não à toa, a médica e sua mãe, a ex-senadora Serys Slhessarenko, foram as primeiras figuras exploradas na propaganda do PSB que passou a ser veiculada na última semana. O presidente da legenda no Estado, deputado Max Russi, pondera, no entanto, que chegará o momento em que o grupo terá de escolher de qual lado ficar.

 
Leia mais:
Natasha diz que fazer coligação com federação do PT é “extremamente interessante”, mas mantém apoio a Mauro
 
“Tem que tentar dialogar com todo mundo. Primeiro é ser vista, mostrar a candidatura, mostrar que tem outra opção, uma candidatura feminina e qualificada. E eu acho que ela está conseguindo isso de forma bastante exitosa. Mas vai chegar num momento em que será preciso definir essa questão das candidaturas nacionais”, disse Max Russi.

Conforme apontam as pesquisas, a polarização entre Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece consolidada e concentra pelo menos 75% do eleitorado no País.

Em Mato Grosso, no entanto, dois aspectos vêm sendo observados nas pesquisas qualitativas as quais os marketeiros das candidaturas majoritárias têm tido acesso: a forte rejeição em relação a estes dois projetos e o fato de que, em geral, as pré-candidaturas ao Senado que até então lideram a disputa no Estado miram o voto de um mesmo segmento, da direita conservadora.

É sob esta perspectiva que a pré-candidatura de Natasha, que há menos de um mês não era oficialmente bancada nem mesmo pelo seu partido, vem se consolidando.

A expectativa é que num primeiro momento, apesar de ter o partido nacionalmente coligado com Lula, o PSB de Mato Grosso mantenha o discurso da neutralidade. Contudo, o crescimento da chapa petista – que tem Geraldo Alckmin na vice – deve ditar os rumos dessa orientação.

É neste sentido que, Natasha que evitava marcar posição já acena para a federação PT, PV e PC do B e Max Russi, que negava objetivamente qualquer possibilidade de pedir votos para candidatos à Presidência da República, afim de não se indispor com o eleitor bolsonarista mato-grossense, também amenizou seu roteiro.

Pesquisa Percent

Conforme divulgado pelo Olhar Direto, o ex-presidente Lula cresceu 10,2 pontos percentuais na pesquisa sobre intenções de voto para Presidência da República realizada pela Percent Brasil em Mato Grosso entre 1 e 6 de junho, enquanto o presidente Jair Bolsonaro oscilou negativamente em 0,2%. Mesmo assim, Bolsonaro segue na liderança, com 47,5% das intenções de voto, enquanto Lula tem 32,6%.

A pesquisa foi realizada com a técnica “Survey de Opinião” via telefone, com amostra de 812 pessoas, entre os dias 1 e 6 de junho de 2022. A margem de erro é de 3,44% para mais ou para menos. O registro é 00632/2022 no Tribunal Superior Eleiral (TSE).

O método de pesquisa aplicado foi de pesquisa quantitativa com perguntas abertas e fechadas, em 87 municípios (dos 141) de Mato Grosso. Foi questionado ao eleitor, também, qual era o principal problema de onde vivem, e o mais apresentado foi saúde pública, com 23,1%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet