Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

NO FIOTÃO

Várzea Grande promove plantão de vacinação contra Covid-19 e aplica mais de 1,6 mil doses

Foto: Secom/VG

Várzea Grande promove plantão de vacinação contra Covid-19 e aplica mais de 1,6 mil doses
O plantão extra da vacinação contra Covid-19, no Ginásio de Esportes Fiotão, em Várzea Grande, atendeu mais de 1,6 mil pessoas no último sábado (16). A Secretária de Saúde adotou a estratégia para atrair os públicos de adultos, adolescentes e idosos para a regularização do esquema vacinal. 


Leia mais:
Ministério da Saúde aponta dificuldade para aquisição de BCG e unidades básicas ficarão sem vacinas em Cuiabá

Atualmente, Várzea Grande já aplica a quarta dose da vacina contra a covid-19 em pessoas maiores de 40 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos, conforme as orientações do Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, no final de março, o Município descentralizou 17 pontos de vacinação para bairros nas Unidades Básicas de Saúde. Contudo, o retorno ao Fiotão se deu em decorrência do atraso, principalmente na dose de reforço (3ª dose) do esquema vacinal da população, que chega a 93 mil pessoas que ainda não tomaram a dose.

"Reabrir o ponto no Fiotão em regime de plantão extra tem a finalidade de oportunizar às pessoas que trabalham durante a semana, e não conseguem ir até uma unidade de saúde pública. O Fiotão é estrategicamente ao lado do Terminal André Maggi. Essa ação no sábado pode vir a repetir-se com Corujão, também para oportunizar à população o acesso a vacina”, disse Gonçalo. 

A Prefeitura de Várzea Grande orienta o comparecimento para vacinação por conta do crescimento da média móvel de casos de covid-19, que tem se manifestado nos cenários nacional, estadual e municipal. 

”Juntos vamos avançar com a atualização do esquema vacinal e coibir a doença. Essa estratégia faz parte de uma série de medidas que estamos implementando. O prefeito Kalil Baracat (MDB) já sinalizou, juntamente com o Comitê Enfrentamento e Combate à Covid-19, algumas medidas de segurança", assegurou o secretário.

A Prefeitura busca conscientizar a população sobre a importância da vacina no combate ao coronavírus, tendo em vista o aumento de casos no estado. 

"No meu ponto de vista, houve uma precipitação e tememos por ser um ano eleitoral. A medida não ouviu a ciência, ouviu a política. Isso é um risco grande. O Brasil precisa andar, precisa trabalhar, mas precisa se cuidar também", frisou o secretário.

Várzea Grande tem a cobertura vacinal de 85% da população com duas doses, mas a ciência recomenda a dose de reforço porque a eficácia da vacina vai diminuindo ao longo do tempo. A recomendação é que tome a 3ª dose e, 4 meses depois a 4ª dose para ficar livre da doença e em condições de igualdade para lutar contra o vírus.

"A pandemia precisa ser combatida com a carteira de vacinação em dia. 97% dos casos de pacientes que se encontram internados em UTI não se vacinaram, ou não completaram calendário vacinal. A vacina é comprovada, cientificamente, como meio mais eficiente de combate à doença. Nossa obrigação é disponibilizar as doses e conscientizar, e a obrigação da população é se vacinar, para se proteger e proteger os demais", recomendou Gonçalo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet