Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Mundo

ajudando

EUA irão disponibilizar 10% das suas vacinas contra a gripe suína

Foto: Reprodução

EUA irão disponibilizar 10% das suas vacinas contra a gripe suína
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quinta-feira que, em novo esforço para combater o avanço da gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)--, o seu país irá disponibilizar 10% do seu estoque de vacinas para outros países, por meio da OMS (Organização Mundial de Saúde).


Em comunicado distribuído pela Casa Branca, o Brasil aparece entre as nações com as quais os americanos trabalham para conter a pandemia da doença que foi descoberta em abril e já atingiu mais de 277 mil pessoas em todo o mundo, das quais ao menos 3.200 morreram. Os outros países são Austrália, França, Itália, Nova Zelândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.

O comunicado confirma o fato de que, nesta semana, a FDA (agência reguladora de remédios e alimentos americana) concedeu sua primeira licença para vacina contra a gripe suína e que o Departamento de Saúde concluiu que só uma dose de vacina é suficiente para proteger um adulto --ao invés de duas, como se imaginava inicialmente.
Segundo a ministra de Saúde americana, Kathleen Sebelius, a vacina contra a gripe suína estará disponível no país já nas próximas semanas, portanto antes do esperado.
Conforme o comunicado, os EUA irão enviar as doses de vacina à OMS proporcionalmente, conforme elas forem chegando aos seus estoques, com o intuito de atender aqueles países que não têm acesso direto ao medicamento. Para a Casa Branca, o esforço é necessário já que "a doença não conhece fronteiras, e a saúde do povo americano é inseparável da saúde das pessoas ao redor do mundo".

"Estamos confiantes de que os EUA terão doses suficientes de vacina para assegurar que todo americano que deseja ser vacinado possa fazê-lo", afirma o comunicado da Presidência.

No Brasil, o Instituto Butantan, de São Paulo, e o laboratório francês Sanofi-Pasteur fecharam contrato para fornecimento e produção de 18 milhões de doses de vacina contra a gripe suína para o governo brasileiro. O primeiro milhão de doses deverá ser entregue ainda neste ano, e a matéria-prima para que o instituto produza as outras 17 milhões de doses deverá chegar até o primeiro trimestre de 2010.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet