Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política BR

POVOS ORIGINÁRIOS

Caciques de Maraiwatsédé comemoram posse de Lula e escolha de indígenas para ministério e Funai

Foto: Montagem/Olhar Direto

Caciques de Maraiwatsédé comemoram posse de Lula e escolha de indígenas para ministério e Funai
Caciques e cacicas de 14 aldeias da Terra Indígena de Maraiwatsédé, localizada em Alto Boa Vista (1.064 km de Cuiabá), realizaram um ato parabenizando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela escolha da ativista Sônia Guajajara para o Ministério dos Povos Indígenas e da deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR) para o comando da Funai.


Leia também:
Botelho espera que Gilberto ouça AL para administrar Saúde; gestor prega trabalho conjunto

Em vídeo, o cacique Damião Paridzané afirmou que o povo xavante que vive na TI Maraisatsédé comemorou a posse do petista, com a participação de duas líderes indígenas no novo Governo. Ele também solicitou uma agenda com o presidente Lula, para apresentar demandas dos povos indígenas.

"É uma grande vitória para nós os povos indígenas. Fiz o vídeo, porque não tive tempo pra ir (para a posse), porque estou com problema de saúde. Eu tinha vontade de ir pra participar e acompanhar", explicou o cacique Damião.

Além do vídeo, o cacique fez uma carta com assinatura dos caciques, cacicas e moradores das 14 aldeias da TI. "Esperamos com muita confiança contar com a Vossa Senhoria para podermos dialogar a respeito dos nossos desafios e tratar os problemas em geral, para assim ficar bem com vossa senhoria, nos entendermos melhor".

 

Relação com a Funai

Durante o último ano do Governo Bolsonaro, as lideranças da Terra Indígena de Maraiwatsédé denunciaram por diversas vezes o descaso da Funai com o povo xavante. Principalmente na saúde pública. Em setembro do ano passado, uma criança indígena morreu em uma das aldeias e os caciques e cacicas da TI fizeram uma manifestação mostrando a falta de medicamentos.

Além disso, eles denunciaram o descaso da Funai em auxiliar os indígenas nas parcerias para o arrendamento de pastos, o que gerou problemas para os mais de dois mil moradores das aldeias que ficam na TI. Na época, o ex-diretor da Regional de Ribeirão Cascalheira foi preso.

Ex-presidente da Funai

Em vários momentos os líderes indígenas chegaram a solicitar a troca do presidente da Funai, na época, Marcelo Xavier. Em maio de 2022, foi divulgado um áudio de uma suposta conversa entre Xavier e um servidor da Funai preso por arrendar áreas da Terra Indígena Marãiwatsédé, do povo Xavante, em Mato Grosso. O caso teve repercussão nacional em agosto, em publicação do Jornal O Globo.

Na gravação, Xavier pede que o servidor fique "tranquilo" pois ele iria procurar as corregedorias da Polícia Federal para "atuar nisso". "Pode ficar tranquilo aí que você tem toda a sustentação aqui. Pode ficar sossegado". (Com Assessoria)
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet