Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

ELEITO E FORA DO MANDATO

Câmara estuda criar comissão para acompanhar casos de deputados que relativizaram ou negaram atos golpistas; Abílio na mira

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Câmara estuda criar comissão para acompanhar casos de deputados que relativizaram ou negaram atos golpistas; Abílio na mira
A Câmara dos Deputados deverá criar uma comissão para apurar a conduta de parlamentares que foram diplomados, mas que ainda não tomaram posse, e que relativizaram a gravidade ou negaram a depredação das sedes dos Três Poderes, em particular a Câmara dos Deputados. É o caso do mato-grossense Abílio Brunini (PL), citado nominalmente pelo presidente Arthur Lira (PP) nesta segunda-feira (16).


Leia mais:
Deputados que estão mentindo em vídeos sobre ataques serão responsabilizados, dispara presidente da Câmara

“Venho conversando com o presidente Lira desde aquele dia, falei com ele hoje pela manhã novamente, ele inclusive deu uma entrevista citando esse caso [do Abílio]. Deputados que estão no exercício do mandato, pelo rito, são investigados pela Comissão de Ética da Câmara. Mas como o Abílio ainda não é deputado, assim como outros parlamentares eleitos que ainda não assumiram e incentivaram esses ataques, o presidente Lira pretende criar uma Comissão especifica”, disse a deputada Rosa Neide (PT), ao Olhar Direto.

A parlamentar lamentou, ainda, o posicionamento de membros da bancada de Mato Grosso diante do ocorrido. Rosa Neide disse que visitou a Câmara um dia após os ataques golpistas e contou o que viu.

“Eu estava em Brasília naquele domingo e no dia seguinte fui pessoalmente na Câmara ver como tudo ficou. Era o tipo de situação que ninguém jamais imaginava que podia acontecer um dia. E aí um deputado de Mato Grosso, três dias depois, depois que tudo já estava limpo e reorganizado, se prestar a publicar um vídeo daqueles... Mas, para toda ação há uma reação. O presidente Lira já deu o recado na coletiva de hoje”, destacou a parlamentar.

“Serão responsabilizados”

O presidente Arthur Lira afirmou nesta segunda que os deputados que estiverem negando a destruição da Casa após os ataques terroristas do dia 08 de janeiro serão responsabilizados.

Conforme noticiado pelo Olhar Direto, Abílio gravou um vídeo no Salão Verde da Câmara na semana passada minimizando os ataques ao Congresso Federal. Na ocasião, o parlamentar eleito foi repreendido por uma mulher que se apresentou como “apoiadora do PT”. As imagens ganharam o Brasil e o mato-grossense vem sendo fortemente criticado.

Na coletiva desta segunda, ao ser questionado se estava falando do caso de Abílio, o presidente da Câmara confirmou que sim. “Justamente isso. Eles terão que ser chamados à responsabilidade, porque, de qualquer maneira, um parlamentar eleito não pode estar divulgando fatos que não condizem com a realidade”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet