Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Saúde física e mental

Atividade física e nutrição adequada são poderosos na luta contra a ansiedade

Atividade física e nutrição adequada são poderosos na luta contra a ansiedade
A ansiedade tem se mostrado um dos principais males do século, afetando um número cada vez maior de pessoas ao redor do mundo. Porém, existem estratégias eficazes que podem ajudar a combater esse problema.  Manter a atividade física com regularidade, o que pode incluir a musculação e demais atividades e até a inclusão de uma dieta equilibrada com acompanhamento nutricional são estratégias assertivas para prevenir e tratar esse transtorno.


De acordo com presidente da Associação Brasileira de Academias (Acad MT), Celso Mitsunari, se torna cada vez mais comum alunos que se matriculam pela primeira vez devido a recomendações médicas. “Pacientes que fazem tratamentos com psiquiatras ou psicólogos são orientados por esses profissionais aliarem os medicamentos com alguma atividade física para combater ou prevenir a ansiedade. Atualmente, as indicações mais frequentes para auxiliar no tratamento deste problema são terapia e medicamentos psicotrópicos, dependendo da intensidade. Entretanto, essas não são as únicas alternativas. Muita gente já desconfiava, mas estudos recentes reforçaram que os exercícios físicos são excelentes opções para aliviar os sintomas”, explica Mitsunari.

A ansiedade pode estar diretamente ligada ao estresse, estilo de vida sedentário e falta de liberação de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. A prática regular de atividade física, como a musculação, natação ou outra atividade mais intensa desempenha um papel fundamental na redução dos sintomas ansiosos.

“Os exercícios físicos, como andar de bicicleta, nadar, correr, aulas de dança, musculação, e demais atividades são importantes na estimulação de três hormônios surpreendentes para o corpo e a mente; endorfina, serotonina e adrenalina. A liberação de endorfinas, proporciona neurotransmissores associados à sensação de prazer e bem-estar. Essas substâncias têm efeito analgésico e ajudam a reduzir os níveis de ansiedade, melhorando o humor e promovendo a sensação de relaxamento”, explica Mitsunari.

Importante reforçar também que a redução dos níveis de estresse impacta no controle da ansiedade, auxiliando na diminuição dos hormônios do estresse, como o cortisol. Isso resulta em uma sensação de tranquilidade e controle emocional, contribuindo para o combate à ansiedade. Melhoria da qualidade do sono também é significativa.  A ansiedade pode interferir no sono, levando a distúrbios como insônia. A atividade física regular, especialmente quando praticada de forma adequada, ajuda a regularizar o sono, promovendo um descanso reparador e reduzindo os sintomas ansiosos.
 
 A professora de Educação Física da academia Forz Gym, Marcela Menezes, reforça a poderosa contribuição da musculação na luta contra a ansiedade. “Os efeitos da musculação na saúde mental são generosos, a musculação vai além dos benefícios físicos, sendo uma ferramenta poderosa para melhorar a saúde mental e combater a ansiedade. Nossos alunos relatam o aumento da autoconfiança. A prática da musculação promove o fortalecimento físico e o desenvolvimento de habilidades, o que contribui para o aumento da autoestima. Isso pode auxiliar no combate aos sintomas ansiosos, proporcionando uma sensação de controle e superação pessoal”, relata.

A nutricionista da academia Forz Gym em Cuiabá, Kenia Pinho também auxilia nesse processo de combate a ansiedade com uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, especialmente para quem se dedica a musculação. “A composição nutricional do prato pode contribuir para a redução de sintomas da ansiedade e o seu combate, já que o que ingerimos influencia diretamente o nosso organismo. Existem alguns alimentos como produtos lácteos fermentados, gérmen de trigo, frutas vermelhas e   alimentos rico em triptofano como banana, aveia, cacau e chocolate 70%; eles ajudam a liberar o GABA (que é um neurotransmissor que inibe determinados sinais e faz com que a atividade no sistema nervoso central diminua) ou seja, ajuda a pessoa a ficar mais calma. E claro além de acrescentar no dia a dia muita fruta, legumes, peixes, oleaginosas (castanhas), gorduras boas (azeite, óleo de coco etc.), sementes e cereais pois estudos alegam que tais alimentos melhoram a saúde mental”, recomenda.

Ainda segundo a nutricionista não podemos esquecer de alimentos que contribuem negativamente com as nossas emoções. “O excesso de fast food, hábito de beliscar o dia inteiro, alimentos açucarados, os feitos com farinhas processadas e refinadas, podem gerar alterações no humor e aumentar a ansiedade. O mesmo acontece com o álcool e a cafeína, que podem causar ou aumentar a ansiedade e outros sintomas relacionados com o estresse. Uma boa alimentação é e sempre será uma grande aliada para combater sinais e sintomas de diversas doenças, além de trazer qualidade de vida e bem-estar. É importante ressaltar que o acompanhamento multiprofissional é de extrema importância para que suas necessidades individualizadas venham ser atendidas”, defende.

Ainda segundo a nutricionista a melhora da concentração é importante nesse processo de combate a ansiedade. “Durante a musculação, é necessário foco e concentração para realizar corretamente os exercícios. Essa habilidade transferida para o cotidiano contribui para reduzir pensamentos ansiosos e manter o foco nas atividades diárias. E claro é um estímulo para manter a interação social. A musculação pode estimular ou formar laços, diminuindo assim a sensação de isolamento e solidão, e claro nessa luta contra a ansiedade a alimentação adequada é primordial, sem exagerar em retirada de grupos alimentares. Um acompanhamento adequado proporciona uma superação mais acelerada do quadro de ansiedade”, finaliza.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet