Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política BR

CONSELHO DE ÉTICA

Emanuelzinho garante investigação e condena comportamento de Abílio: ‘banalização de pautas importantes'

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Emanuelzinho garante investigação e condena comportamento de Abílio: ‘banalização de pautas importantes'
Membro suplente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Emanuelzinho (MDB) afirmou que o colegiado acompanhará de perto o caso envolvendo o colega de bancada, Abílio Júnior (PL), representado por suposto ataque transfóbico contra a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), durante sessão da CPMI que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro, nesta terça-feira (11).


Leia também
Mauro defende clareza de impostos e pede que senado discuta alíquotas da reforma tributária


Em seu perfil oficial no Twitter, Emanuelzinho não cita o nome de Abílio, mas condena o comportamento de parlamentares que “apostam na atuação midiática para manutenção de suas bases”.

“Esse modelo de condução do mandato, que deveria ser um instrumento de mudança na realidade de milhares de eleitores, acaba deixando de lado o debate político e entrando em rota de colisão com o respeito e com o bom senso", publicou.

Ainda de acordo com Emanuelzinho, o que foi presenciado na CPMI não pode ser o novo regimento da Câmara, que tem muitos temas importantes para debater. “O que presenciamos hoje na CPMI e que temos visto em diversos outros episódios, é a disseminação do preconceito sob o escudo da liberdade de opinião; é o incentivo ao ódio com o pretexto de defesa de uma crença; é a banalização de pautas que são frutos de décadas de luta”.
 

ATÉ ONDE VALE O SHOW?

Desde o início dessa legislatura, tenho observado o comportamento daqueles que apostam na atuação midiática para a manutenção de suas bases.

Esse modelo de condução do mandato, que deveria ser um instrumento de mudança na realidade de milhares de…

— Emanuel Pinheiro Neto (@emanuelzinhomt) July 12, 2023

O caso

Acostumado a tumultuar reuniões da CPMI e provocar parlamentares da base governista durante suas falas, Abílio já havia sido repreendido pelo presidente e pela relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), por atrapalhar a fala de colegas. Na manhã de terça, o deputado – que não faz parte da comissão – chegou atrasado e começou a filmar a fala de Rubens Pereira Júnior (PT-MA), que estava sentado ao seu lado.

Minutos após ser repreendido por diariamente conturbar as reuniões, Abílio foi criticado por Erika. “De fato é muito difícil, toda sessão, o deputado atrapalhar a CPMI, causar tumulto. Aconselharia o deputado a procurar tratar sua carência em outro espaço, esse espaço é de trabalho. É incompatível com este espaço que sejamos interrompidas, filmadas, constrangidas não só pelo deputado Abílio, mas por outros”, disparou, pedindo rigor do presidente da comissão.

Na sequência, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) interrompe a fala de Erika, denunciando que Abílio havia feito uma fala "homofóbica" – levando em consideração que a deputada é uma mulher trans. “O senhor Abílio foi homofóbico, fez uma fala homofóbica. Quando a companheira estava se manifestando ele disse que ela estava ‘oferecendo serviços’. Isso é homofobia, um desrespeito e peço que o presidente retire do plenário".

A acusação foi confirmada por outros parlamentares, como senadora Soraya Thronicke (União – MS).
“Não ouvi, mas outros parlamentares disseram que ouviram. O deputado Abílio disse que não falou, então, nossa decisão é: nós vamos fazer uma investigação, vendo, inclusive, as filmagens, porque se vossa excelência falou, vai ter a leitura labial. Obviamente, se vossa excelência agiu dessa forma, será penalizado. Não há dúvida que o senhor será penalizado”, disse Arthur Maia, gerando confusão entre os parlamentares.

O presidente determinou que as imagens da sessão sejam encaminhadas para a polícia legislativa, que irá investigar o caso. Além disso, Erika formalizou pedido de cassação do mandato de Abílio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet