Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Videolaparoscopia

Técnica revolucionária é utilizada no CHC para tratamento de paciente com hérnia incisional

Foto: Assessoria

Técnica revolucionária é utilizada no CHC para tratamento de paciente com hérnia incisional
Desconfortos e dores intensas na região da barriga. Essas foram as principais causas que levaram um paciente do Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC), às pressas, à sala de cirurgia. Após a análise médica, o diagnóstico foi de Hérnia Incisional, uma enfermidade provocada pelo desgaste da parede abdominal.  


Leia mais 
Governo encerra segunda etapa de atendimento a municípios com mais de 73 mil cestas de alimentos entregues

Nesse caso, o método de cura utilizado foi o de Videolaparoscopia, uma técnica revolucionária, minimamente invasiva, provocada pela visualização interna da estrutura corporal, por meio de vídeo e realização de pequenos cortes na área de acesso à cavidade abdominal. O que assegura aos pacientes benefícios no pós-operatório, que vão desde a parte estética até a redução de sangramentos e inflamações. 

O médico especialista em Hérnia e Defeito da Parede Abdominal do CHC, Rafael Figueiredo, declarou que o procedimento tem duração de apenas duas horas e o paciente é liberado já no dia seguinte. 

"Trata-se de uma fragilidade da musculatura que com o passar do tempo aumenta, podendo causar algumas complicações como estrangulamento ou aperto, sendo necessário uma cirurgia de emergência, uma vez que esse modelo de tratamento é o único método de correção", disse o doutor. 

Rafael explica que a doença acomete à população de maneira geral, desencadeada por algumas comorbidades, como por exemplo, tabagismo, obesidade, exercício de força em excesso, entre outras. 

"A procura em consultório sobre esses procedimentos é alta, identificada através de exames clínicos e caso necessário até mesmo por imagens", pontuou. 

Por outro lado, o risco de mortalidade não é escasso. Diante do surgimento de quaisquer sintomas, os cuidados devem ser redobrados, a fim de evitar complicações futuras. 

CHC

O Complexo Hospitalar de Cuiabá conta com diversas especialidades médicas e possui uma equipe de ortopedistas capacitada para atender os pacientes com excelência.

O hospital também tem expertise no atendimento de emergência em casos de traumas, tratando das doenças, lesões e deformidades que atingem o aparelho locomotor, incluindo os ossos, músculos, tendões, articulações e ligamentos.

(Com informações da assessoria)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet