Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

CONFIRA

Cardiologista elenca atividades físicas mais adequadas para a saúde cardiovascular

Foto: Reprodução/Pixabay

Cardiologista elenca atividades físicas mais adequadas para a saúde cardiovascular
Não é segredo que as atividades físicas proporcionam mais qualidade de vida e saúde aos seus praticantes, trazendo inúmeros benefícios, principalmente na função cardiovascular. O médico cardiologista, dr. Juliano Slhessarenko, elencou alguns exercícios aeróbicos para quem está buscando sair do sedentarismo.


Leia também 
Campeonato Nacional de Karatê-Do em Salvador terá participação de 70 mato-grossenses


“Existem várias atividades físicas que a gente pode recomendar. A caminhada é uma delas, porque ela é lenta e a pessoa consegue se adaptar melhor. Mas existe a corrida, que é um exercício aeróbico potente, que pode ser indicado conforme o grau de necessidade de gasto calórico do paciente, conforme a frequência cardíaca máxima do paciente, que é calculado pela idade”, afirma Juliano.

“Os exercícios que atingem 60 a 80% dessa capacidade máxima da frequência cardíaca são considerados exercícios intensos. A corrida é um deles, pois aumenta a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea, ajudando a melhorar os níveis de colesterol”, complementa o cardiologista.

Outra atividade citada é a natação, que também melhora a performance cardiológica, e gera um impacto menor que a corrida, nos grupos musculares. Para quem possui alguma restrição, como no joelho por exemplo, o exercício é bastante recomendando.

A natação também aumenta a força e o tônus muscular porque, além de exercitar todos os músculos do corpo, ela é realizada dentro da água que oferece grande resistência ao nadador. A melhor maneira de fortalecer a musculatura é por meio da resistência e a água é mais resistente do que o ar, transformando a natação em um esporte que gera resultados bem mais satisfatórios do que correr ou andar de bicicleta, por exemplo.

Veja o vídeo

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet