Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

VEJA ONDE FAZER

Gabinete de Intervenção implanta exame em Cuiabá que identifica doenças respiratórias

Foto: Reprodução

Gabinete de Intervenção implanta exame em Cuiabá que identifica doenças respiratórias
O Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá implantou o serviço de espirometria no Centro de Saúde (CS) Ana Poupina e o exame será oferecido a partir desta sexta-feira (18). Serão realizados cerca de 100 exames por mês.


Leia mais
Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 30 pedreiros com salário de quase R$ 5 mil


A espirometria, ou exame do sopro, mede a quantidade de ar que a pessoa inspira e expira. É um exame não invasivo e que dura, em média, 30 minutos. Ele avalia a fisiologia ventilatória e tem como objetivo analisar se há algum tipo de anormalidade na ventilação pulmonar, usado para triar e quantificar doenças pulmonares como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e casos de fibrose pulmonar.

A equipe do centro de saúde está fazendo a busca ativa dos pacientes que estão na fila do Sistema Nacional de Regulação (SISREG). Segundo levantamento, existe uma demanda reprimida de 1.133 pacientes. O pedido mais antigo é de abril de 2021.

Ao assumir a gestão da Saúde de Cuiabá, o gabinete tomou conhecimento da existência de um aparelho de espirometria recebido como doação por meio do termo de compromisso celebrado com o Ministério da Saúde (MS) e o Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (CTS – HC/UFMG).

Em contrapartida, a Secretaria Municipal de Saúde teria de ofertar o exame nas unidades básicas de saúde. O aparelho estava para ser devolvido para o Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG, por falta de uso.

“Não podíamos perder a oportunidade de ter esse equipamento e de ofertar o exame. Compramos os insumos necessários, como bocais individuais, e mais profissionais da unidade passaram por treinamento para ampliar a realização do exame nos dois períodos”, destaca a interventora na Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona.

A equipe do CS Ana Poupina está encontrando dificuldades para conseguir contato com os pacientes, que podem estar com o cadastro desatualizado no sistema. Portanto, os pacientes que estão na fila para a realização do exame, podem entrar em contato com a unidade pelo telefone (65) 9 9219-1451 ou pelo e-mail espirometria.sms@cuiaba.mt.gov.br.

O Centro de Saúde Ana Poupina fica localizado na Avenida Carmindo de Campos, S/N, Bairro Dom Aquino.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet