Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

DESAFIOS DA PRÓXIMA GESTÃO

Nova gestão do CRM-MT vai ampliar atuação no interior e trabalhar junto ao Poder Público, afirma conselheiro eleito

Nova gestão do CRM-MT vai ampliar atuação no interior e trabalhar junto ao Poder Público, afirma conselheiro eleito
Um dos desafios da próxima gestão do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) é o de aumentar sua atuação no interior do estado. A avaliação foi feita pelo médico Diogo Sampaio, conselheiro efetivo eleito da autarquia, que toma posse ao lado de outros 39 profissionais no próximo dia 1º de outubro. Diogo foi entrevistado nesta quinta-feira (24), na Rádio Metrópole FM, ocasião em que falou de outras propostas apresentadas na campanha da entidade e que serão implementadas.


Leia também
Medicamento de alto custo para tratamento de Atrofia Muscular Espinhal é disponibilizado em MT


Sampaio ressaltou que a interiorização do CRM-MT é uma necessidade urgente, motivada pelo fato de que a maior parte dos profissionais hoje atua longe das cidades de Cuiabá e Várzea Grande. "Justamente por isso, 15 dos 40 conselheiros eleitos pela nossa chapa moram e trabalham no interior. Precisamos chegar a estes médicos, aos problemas deles, às realidades. E isso que o conselho vai fazer, regionalizando sua atuação".
 
Por conta disso, explicou o conselheiro eleito, a nova gestão deverá reestruturar as duas delegacias regionais, de Rondonópolis e Sinop, além de instalar uma nova unidade, em Tangará da Serra. "Em um estado como Mato Grosso não dá pra ter só uma sede em Cuiabá. O médico precisa ter os serviços do conselho na sua região. Vamos abrir uma delegacia em Tangará da Serra, ampliar os serviços e regionalizar até a fiscalização".
 
Outro ponto destacado por Sampaio é a necessidade da participação do CRM-MT na interlocução com integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, visando auxiliar na construção de uma medicina de qualidade para a população. "Nosso desafio é levar essas propostas não só para os médicos, mas para a população. Melhorar a medicina é também melhorar a vida da população que busca o atendimento".
 
Para fazer este diálogo, explicou o conselheiro eleito, o CRM de Mato Grosso vai criar uma Comissão de Assuntos Políticos para apresentar aos gestores públicos e aos órgãos de fiscalização a situação dos médicos, que muitas vezes sofrem com atrasos salariais e falta de estrutura. "O Conselho Nacional de Justiça [CNJ] criou uma Comissão de Saúde em cada um dos tribunais de Justiça e aqui em Mato Grosso não temos a presença do CRM. Peço que a gente possa participar dessa comissão. É importante em uma comissão como essa ouvir os médicos, para darmos ciência ao Judiciário dos problemas".
 
Sampaio faz parte da Chapa 1 – Mudança Já!, eleita com 62,33% dos votos dos médicos mato-grossenses. Ela é composta por 40 profissionais, 20 conselheiros efetivos e 20 substitutos. A posse, para um mandato de cinco anos, será realizada no dia 1º de outubro
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet