Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

confira como participar

70% dos participantes de programa desenvolvido pela Unimed obtém sucesso ao tentar parar de fumar

Foto: Canva

70% dos participantes de programa desenvolvido pela Unimed obtém sucesso ao tentar parar de fumar
Parar de fumar é uma ação que envolve determinação, força de vontade e estratégias. Em média, 80% dos fumantes expressam o desejo de parar de fumar, mas apenas 3% conseguem atingir esse objetivo. Para auxiliar na meta de deixar o tabaco, a Unimed Cuiabá conta com o Programa Inspirar, com atividades gratuitas e exclusivas aos beneficiários do plano.


Leia mais 
Desde a retomada do programa, mais de 7 mil beneficiários do Bolsa Família foram atendidos pelo Farmácia Popular em MT


O índice de sucesso do Programa é alto, de acordo com pesquisas da Unimed Cuiabá, 70% dos participantes pararam de fumar. 

O alerta dos malefícios dos produtos derivados do tabaco reforça as ações do Dia Nacional de Combate ao Fumo, que no Brasil ocorre no dia 29 de agosto. A data, instituída em 1986 pela lei nº 7488, foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a segunda maior causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um grande problema de saúde pública. Estima-se que 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse número salta para cerca de 8 milhões, em perspectiva mundial.

Para auxiliar seus beneficiários, em 2017 foi implantando pelo Viver Bem - núcleo de medicina preventiva – o Programa Inspirar, que já atendeu mais de 540 beneficiários. Cada turma do programa tem duração de quatro meses, com dez encontros e acompanhamento multiprofissional.
"A nicotina ativa áreas do cérebro que são encarregadas da produção de sensações de prazer e recompensa. É a busca dessa sensação de plenitude que faz com que as pessoas busquem os produtos derivados de tabaco, como válvula de escape para fugir de problemas", ressalta a médica coordenadora do Programa Inspirar, Dra. Keyla Maia.

O programa oferece ao tabagista a oportunidade de interromper o uso do cigarro de forma assistida, por meio de esclarecimentos importantes sobre essa prática e com suporte multidisciplinar do Viver Bem, com foco em práticas mais saudáveis para o dia a dia. Entre os diversos profissionais que fazem o acompanhamento estão: nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, médico e enfermeiro.

Conforme a coordenadora do programa, o último grupo participante obteve 100% de sucesso no acompanhamento das oficinas e todos conseguiram parar de fumar. "Esse trabalho é muito importante para a Unimed Cuiabá, pois estimamos que ao menos 20 mil dos seus usuários sejam fumantes". 

SERVIÇO

Para se inscrever ao Programa Inspirar, o cliente Unimed Cuiabá precisa ter mais de 18 anos e preencher um formulário on-line, disponível AQUI. As vagas são limitadas. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet