Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

setembro amarelo

Violência doméstica é a maior causa de transtorno mental nas mulheres em Cuiabá, aponta levantamento

Foto: Assessoria

Violência doméstica é a maior causa de transtorno mental nas mulheres em Cuiabá, aponta levantamento
Levantamento realizado pela Coordenação de Saúde Mental da capital revelou que as mulheres estão enfrentando um aumento nos transtornos mentais, atribuído em grande parte à sobrecarga de responsabilidades, sendo a violência doméstica a principal causa.


Leia mais
Maioria dos brasileiros não tem acesso a planos de saúde, aponta Agência Nacional de Saúde Suplementar


De acordo com dados enviados com exclusividade pela Coordenadoria de Saúde Mental de Cuiabá à Comissão dos Direitos da Mulher, entre janeiro e agosto de 2023, 272 pessoas buscaram atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS I, CAPS II e CAPSI AD ADOLESCER) após tentativas de suicídio, o que representa um aumento de mais de 85% em comparação com o mesmo período de 2022.

Diante dessa preocupante realidade, a vereadora Michelly Alencar (UNIÃO), que também preside a Comissão dos Direitos da Mulher, promoveu um debate em relação ao Setembro Amarelo. A reunião sobre o tema aconteceu na última segunda-feira (11).

Estiveram presentes Darci Bezerra, coordenadora técnica de saúde mental de Cuiabá, Fernanda Caloi, responsável técnica da psicologia da coordenadoria técnica de saúde, e Sandra Pinto, coordenadora de programas especiais e estratégicos.

Darci Bezerra ressaltou que a campanha "Setembro Amarelo" tem como objetivo incentivar as pessoas que enfrentam problemas de saúde mental a procurar ajuda nas unidades de referência em Cuiabá. Segundo a coordenadora técnica de saúde mental de Cuiabá, a maioria das pessoas que busca atendimento são mulheres.

"Nós vivemos em uma cultura onde os homens muitas vezes resistem e só buscam ajuda no último momento. Quando se trata de saúde mental, as mulheres costumam ser as primeiras a pedir ajuda. Os homens muitas vezes relutam em procurar ajuda devido ao preconceito, achando que as unidades são apenas para pessoas 'loucas'. No entanto, nós oferecemos atendimento para a manutenção da saúde mental", afirmou a coordenadora.

Michelly Alencar enfatizou a importância de focar na reestruturação da saúde mental.

"Hoje o tratamento de saúde mental funciona bem, e isso se deve ao trabalho muito responsável realizado pela Intervenção", concluiu a vereadora.

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante todo o mês, a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações relacionadas ao suicídio. Em sua nona edição, o tema deste ano é "Se precisar, peça ajuda!".

O Centro de Valorização da Vida (CVV) presta serviço voluntário de prevenção. O telefone é 188, e a ligação pode ser feita de qualquer lugar do país, 24 horas por dia.

(Com informações da assessoria)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet