Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

OUTUBRO ROSA

Confira como fazer exames preventivos ao câncer de mama nos municípios de MT

Foto: Reprodução/Canva

Confira como fazer exames preventivos ao câncer de mama nos municípios de MT
Com a chegada do Outubro Rosa, mês de conscientização de prevenção ao câncer de mama, os municípios de Mato Grosso começam a ofertar exames para as mulheres durante todo o mês. O câncer de mama é a doença que mais acomete mulheres no Brasil e no mundo.


Leia também 
Central Estadual de Transplante mediou 138 doações de córneas neste ano


O nome do Outubro Rosa remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula o recrutamento na participação da população, empresas e entidades.

No Brasil, as taxas de mortalidade do câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença é diagnosticada em estágios avançados.

Os fatores de risco incluem idade, primeira menstruação antes de 12 anos, parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos, primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade (não ter tido filhos), exposição à radiação, terapia de reposição hormonal (principalmente por mais de cinco anos), obesidade, ingestão regular de álcool, sedentarismo e história familiar.

Confira como será a programação deste mês nos principais municípios:
 
Cuiabá

Entre os dias 5 e 7 deste mês, o Hospital de Câncer de Mato Grosso (Hcan), em Cuiabá, vai realizar mamografias gratuitas. De acordo com o hospital, serão realizados 50 exames por dia.

Para garantir a vaga, a paciente precisa ir até o balcão de informação da unidade e retirar uma senha, que será distribuída por ordem de chegada.

Várzea Grande

Na região metropolitana da capital, a partir desta terça-feira (3), palestras e exames gratuitos são ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), como medida de pressão e papanicolau (CCO). As pacientes com idade adequada e histórico familiar, serão encaminhadas para realizar exame de mamografia.
 
Tangará da Serra

Em Tangará da Serra (a 242 km de Cuiabá), a Secretaria de Saúde e a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) proporcionam ações no campo e na cidade com foco na saúde e na prevenção, na USF Vila Alta.

A segunda ação será na zona rural do município, no Assentamento Antônio Conselheiro (Curva), na segunda-feira (16); na Gleba Triângulo, na terça-feira, (17); no Distrito de São Jorge, na quinta-feira, (19); no Assentamento Antônio Conselheiro, na escola Marechal Rondon, na sexta-feira (20). Em todas essas datas as ações ocorrerão entre 08h e 11h30.
 
Sinop

O município oferece palestras sobre o câncer de mama e atendimentos nas UBSs. Na última quarta-feira do mês (25) terá dia "D", em que as UBS's terão horário de atendimento estendido, das 18h às 22h, com oferta de coleta de preventivo, exame clínico de mamas, solicitação mamografia (50 a 69 anos), teste rápido e vacinas nas unidades. Veja os locais:

UBS Boa Esperança
UBS Botânico
UBS Eduardo Gabriel Crivelaro
UBS Endira Pichler Testolin
UBS Ibirapuera
UBS Jacarandás
UBS Joacir Rodrigues
UBS Maria Vindilina
UBS José Ramos Pereira
UBS Marilene Freitas Cervantes
UBS Oliveiras
UBS Palmeiras
UBS Jose Marchezi Junior
UBS Primaveras
UBS Ruy Fernando Barbosa
UBS São Cristóvão/Ibirapuera
UBS Sebastião de Matos
UBS São Francisco
UBS Sabrina
 
Sorriso

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Policlínicas serão transformadas em ambientes de orientação e prevenção contra o câncer, além da realização de coleta de preventivo, que é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero; exame clínico das mamas, e solicitação de mamografias para mulheres dentro da faixa etária de 50 anos acima e as com indicação.
 
Barra do Garças

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) do município estão realizando a coleta de exames de papanicolau e agendamento de mamografia, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O município também oferece ações de conscientização a partir das 13h, com encaminhamentos para exames de mamografia, além de uma sala montada para coleta de exames de papanicolau (preventivo).

De acordo com a Secretaria de Saúde, o evento ainda oferecerá palestras com ginecologista e mastologista sobre a conscientização da importância do autocuidado.
 
Rondonópolis

Todas as unidades de saúde do município vão intensificar os atendimentos com as mulheres com a realização de exames preventivos (C.C.O), exames clínico de mamas, palestras, distribuição de materiais educativos, atividades em salas de espera e testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite B. Esses serviços também chegarão nas escolas e empresas do município que solicitarem a equipe da saúde da mulher.

No sábado (14) está prevista a realização de um pit stop na Praça Brasil, com a utilização de faixas e distribuição de panfletos para chamar a atenção de condutores de veículos e pedestres sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

As unidades vão abrir em horário especial no sábado (21) para atender somente as mulheres com foco na coleta de material para exames preventivos contra o câncer.

Também faz parte do cronograma a participação da Caminhada Outubro Rosa, em parceria com Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis-MT (APOR), no sábado (21), prevista para começar às 16 horas, com largada e chegada em frente à Faculdade Fasipe.
 
Onde buscar ajuda

Se a cidade onde mora não aparece na lista acima, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa para informações sobre os exames.

(Com informações da assessoria)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet