Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

SITUAÇÃO DE ALERTA

MT Hemocentro convoca doadores de sangue para repor estoque; saiba como ajudar

Foto: Reprodução

MT Hemocentro convoca doadores de sangue para repor estoque; saiba como ajudar
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, está com o estoque em situação de alerta. Embora haja a necessidade de todos os tipos sanguíneos, no momento, a maior carência é pelos tipos positivos O e B (O+ e B+), além dos tipos negativos O, A e AB (O-, A- e AB-)


Leia também
Tião acusa Kalil de obedecer ordens dos Campos e não crê em apoio de Frical ao prefeito


"É importante mantermos o estoque de sangue sempre regular para atender as necessidades dos hospitais públicos do Estado. Dessa forma, auxiliamos as unidades, pois uma doação pode salvar até quatro vidas e todo tipo sanguíneo é bem-vindo”, diz a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

As doações podem ser agendadas AQUI. O voluntário também pode agendar as doações por telefone (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) ou no tradicional número fixo: (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

A doação de sangue no Brasil deve ser voluntária e altruísta. O sangue coletado beneficia pessoas internadas e em tratamento nas unidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.

Quem pode doar?

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 51 kg, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável. Os candidatos precisam ter idades entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias e nunca devem doar sangue em jejum.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com intervalo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um intervalo de três meses.

Em cada coleta, é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomenda-se, nas primeiras horas após a doação, descanso e evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Serviço

Além do link de agendamento, as doações podem ser agendadas por meio dos telefones (65) 3 623-0044 (Ramal 221 e 222) e WhatsApp (65) 9 8433-0624. A sede do MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1.055, Centro Sul, Cuiabá.

O funcionamento regular da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h30.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet