Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

HISTÓRIA REPETIDA?

Neri relembra eleições de 2022 e afirma que Botelho precisa ficar atento para não ser descartado por Mauro

15 Jan 2024 - 10:53

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Olhar Direto

Neri relembra eleições de 2022 e afirma que Botelho precisa ficar atento para não ser descartado por Mauro
De volta ao debate político após conseguir reverter sua cassação, o Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (MAPA), Neri Geller (PP), afirmou que o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (União), precisa ficar atento para não ser descartado pelo governador Mauro Mendes (União), assim como ele foi nas eleições de 2022.


Leia também
Mauro não dá sinais de definição mas prevê que União Brasil fará próximo prefeito da capital: "temos dois bons pré-candidatos"


"Botelho é adulto. Apesar que eu também fui e na hora do pega fui descartado. Política é assim, tenho uma boa relação com Mauro, mas acredito que Botelho precisa ficar atento sim", afirmou, em conversa com a imprensa, na manhã desta segunda-feira (15).

A declaração de Neri faz alusão ao rompimento com o grupo político de Mauro na última eleição geral. Neri, que ajudou a eleger o governador em 2018, esperou até o último minuto por uma retribuição do chefe do Executivo estadual, que ao se candidatar à reeleição, fechou composição com o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro e que em Mato Grosso lançou Wellington Fagundes para novo mandato no Senado.

Na época, Mauro tentou convencer Neri a continuar no grupo e disputar a cadeira de senador no mesmo palanque, mas sem coligação formal. O então deputado federal decidiu, então, compor com o presidente Lula (PT) e se lançar ao Senado na chapa da federação formada por PT, PV e PCdoB. Durante a campanha, no entanto, foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e teve seus votos não contabilizados.

Nos bastidores muito se fala na repetição dessa história, tendo o presidente da Assembleia como a nova "vítima". Desde o ano passado, Botelho aguarda uma posição de Mauro quanto a possibilidade de ser o nome do União Brasil na disputa pelo Palácio Alencastro. O governador, no entanto, arrasta o assunto alegando que já havia feito compromisso de apoiar o afilhado político, Fábio Garcia, que atualmente chefia a Casa Civil.

Apesar da pressão, Botelho espera que uma conversa definitiva seja realizada ainda em janeiro. Caso não seja a escolha do União Brasil, pretende ter a liberação de Mauro para se desfiliar e concorrer em outra sigla.

Até semana passada, a certeza era de que o deputado se juntaria a Carlos Fávaro, no PSD. O ministro da Agricultura, no entanto, aceitou a convocação de Lula para compor com a federação. Na prática, as portas do partido não foram totalmente fechadas para Botelho, mas, em caso de migração, o parlamentar terá que convencer os partidos de esquerda a apostarem em seu nome na briga pela prefeitura da capital.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet