Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

BBB DA EDUCAÇÃO

Lei determina instalação de catracas e câmeras de segurança em escolas; visitas terão que ser guiadas

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Lei determina instalação de catracas e câmeras de segurança em escolas; visitas terão que ser guiadas
O prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro Neto (MDB), sancionou uma lei em que torna obrigatório a instalação de câmeras de monitoramento, catraca eletrônica, detector de metal e cerca elétrica nas escolas de ensino fundamental da rede pública da cidade.


Leia também
TJMT pede criação de seis novos cargos na Segunda Instância; impacto anual é de mais de R$ 1 milhão


O aluno só entrará na unidade após ser identificado na catraca eletrônica, com biometria ou impressão digital. O equipamento deve contar com sistema de detector de metal, “evitando perigo iminente aos alunos, professores e funcionários".

Em caso de visitas, a lei determina que a direção deverá acompanhar o visitante durante todo o período em que estiver dentro da escola. Só será permitida a entrada de terceiros com a apresentação de documento de identificação com foto.

“A direção poderá restringir o acesso do visitante a determinadas áreas da escola, conforme avaliação de risco”, diz trecho do documento.

Todas as escolas deverão instalar também catracas para pessoas com deficiência (PCD) e pessoas com necessidades especiais (PNE).

Para que a proposta comece a valer na cidade, o prefeito determinou que sejam realizadas dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário, para que os equipamentos e as empresas de segurança sejam instalados e contratados.

A lei entrará em vigor somente no segundo semestre deste ano, ou seja, em julho, após o retorno dos alunos das férias escolares.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet