Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

CRIME NO BOSQUE DA SÁUDE

Fazendeiro mandou matar Zampieri por acreditar que ele 'influenciava' decisões do TJMT, aponta delegado

11 Mar 2024 - 12:16

Da Redação - Gustavo Castro / Do Local - Luís Vinicius

Foto: Reprodução

Fazendeiro mandou matar Zampieri por acreditar que ele 'influenciava' decisões do TJMT, aponta delegado
Investigações da Polícia Civil apontam que o fazendeiro Aníbal Manoel Laurindo, preso nesta segunda-feira (11), por envolvimento na morte do advogado Roberto Zampieri, em dezembro do ano passado, em Cuiabá, tinha desejo de assassinar o jurista. Isso porque o suspeito acreditava que o advogado tinha uma suposta influência no alto escalão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).


Leia mais
Delegacia de Homicídios prende fazendeiro suspeito de envolvimento na morte de Roberto Zampieri


Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, o delegado Nilson Farias, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), explicou que Aníbal, que é considerado o mandante da morte de Zampieri, conheceu o Coronel do Exército Etevaldo Caçadini, já preso, no grupo frente ampla patriota, de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Eles iam para frente de quartéis, pedindo uma ação mais enérgica do exército em prol do conservadorismo", disse o delegado.

Lá, Aníbal teria confidenciado que tinha o desejo de matar Zampieri por conta de uma suposta disputa de terra, avaliado em R$ 6 milhões, no município de Paranaíta. Por isso, perguntou ao coronel se conhecia alguém que pudesse cometer o crime.

"Hoje, com dados técnicos, nós temos o contato entre eles. E agora a gente precisa fazer um interrogatório, onde ele vai ter a oportunidade de nos trazer o que de fato aconteceu. O que é investigado é ele [Aníbal] como mandante, o coronel e o Hedirleson [Fialho Martins Barbosa] como intermediário, e o Antônio [Gomes da Silva], como executor", acrescentou Farias.

"Saiu o boato de que o Zampieri tinha acesso ao alto escalão do judiciário e isso causaria um imbróglio. No entanto, nada disso na investigação foi comprovado. Porém, como existia essa 'fumaça' entre eles, eu acredito que as partes acreditavam de fato que ocorria algum tipo de vantagem e,por isso, acabaram ficando descontente", contou.

Como já noticiado pelo Olhar Direto, a polícia acredita que o coronel reformado Etevaldo contratou o pedreiro Antonio e o instrutor de tiro e despachante Hedilerson para matar Roberto Zampieri. 
Em novembro, Antonio procurou a vítima sob o falso pretexto de contratar seus serviços profissionais. Ele chegou a marcar uma visita a uma propriedade rural com o advogado, com a intenção de matá-lo com uso de uma marreta. Na data marcada, o advogado mandou um amigo em seu lugar, frustrando o plano. 

Posteriormente, Antonio solicitou que Hedilerson lhe trouxesse uma arma de fogo para execução do crime, recebendo uma pistola marca Taurus 9mm. 
 
O trio segue preso. O Ministério Público de Mato Grosso (MPE) já denunciou os suspeitos por homicídio triplamente qualificado do jurista.

Além deles, a veterinária Maria Angélica Caixeta Gontijo chegou a ser presa, apontada como a mandante do crime. Contudo, no dia 18 de fevereiro,  o juiz João Bosco Soares da Silva, revogou a prisão da empresária, alegando que não há provas concretas da participação dela na execução do advogado.

Agora, a autoridade policial contou que, com a prisão dos envolvidos no assassinado do advogado, o caso caminha para o fim.

"Chegamos ao exaurimento da investigação e agora, em termos de número de pessoas, é somente realmente tratar o desfecho de todo esse caso", disse.

Prisão

Aníbal Manoel Laurindo, suspeito de ter participação no assassinato do advogado Roberto Zampieri, morto em dezembro do ano passado, foi preso nesta segunda-feira (11) após se apresentar com seu advogado na sede da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A esposa dele, também investigada pelo homicídio, continua foragida.

Morte

Roberto Zampieri tinha 56 anos e foi assassinado na noite do dia 5 de dezembro, na frente de seu escritório localizado no bairro Bosque da Saúde, na capital. A vítima estava dentro de uma picape Fiat Toro, quando foi atingida pelo executor, que fez diversos disparos de arma de fogo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet