Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Cavalgada resgata parte da história de Mato Grosso

A Cavalgada Cuiabá – Chapada dos Guimarães já se transformou em uma tradição mato-grossense. A primeira edição foi realizada em 1993, quando um grupo de cavaleiros se mobilizou em Cuiabá e cortou o cerrado pelas serras da Bocaina e Tope de Fita. Hoje, 19 anos depois, o prefeito Wilson Santos faz questão de manter essa tradição viva na memória dos cuiabanos e será presença garantida na 16ª edição da Cavalgada, que acontece entre os dias 10 e 11 de outubro. “Vou participar junto com meus filhos, pois é uma tradição do nosso povo, cavalgando por trilhas carregadas de história da formação do nosso estado”, enfatizou Santos.


Para o prefeito, a Cavalgada representa uma viagem no tempo e na história de Mato Grosso. “Essas trilhas foram de extrema importância para o desenvolvimento do nosso estado nos séculos XVII, XXIII e XIX. Foi por elas que passaram nossos bandeirantes, durante a colonização, ligando Cuiabá a Chapada. São fatos que merecem ser resgatados e repassados de geração em geração, uma oportunidade única de conhecimento”, conta o professor Wilson Santos.

O coordenador da Cavalgada, Jurandir Spinelli, compartilha da análise de Santos, ressaltando um pouco da história do evento. “Nós realizamos a primeira cavalgada em 1993, éramos pouco mais de 50 cavaleiros. Nos anos posteriores tivemos um salto no número de participantes, chegando a mais de 800 inscritos”, lembra. Spinelli explica que a última edição da Cavalgada Cuiabá – Chapada aconteceu em 2002, “de lá para cá não mais a realizamos”, lamentou.

De acordo com Spinelli, cavaleiros e amazonas interessados em participar devem se inscrever no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, no Laboratório de Análises do Cavalo Árabe. “Para fazer parte, o interessado precisa dispor de um cavalo e estar munido do exame de Anemia Infecciosa de Eqüino (AIE)”, informou. O coordenador frisa que os animais devem estar no Parque de Exposições no dia 9 de outubro, até às 20h. “É preciso rigor nesse aspecto, para que não aconteçam imprevistos; de modo que a Cavalgada cumpra o seu objetivo, que é levar seus participantes a um contato direto com a natureza”, acrescenta.

A Cavalgada será realizada em dois dias. A saída será no 10, ddo Parque de Exposições; de lá os cavaleiros seguem pela Avenida Beira Rio, Prainha, Coronel Escolástico, Fernando Corrêa até a MT-030 (Rodovia da Integração), chegando à Fazenda Monjolo, local onde passam a noite acampados, com direito a jantar e show com a dupla sertaneja Paulo Henrique e Matheus. “Logo ao amanhecer servimos um café da manhã e toda a tropa sai com destino a Chapada. O almoço será servido já no alto da serra. Ao chegar a Chapada, nós desfilamos na Praça Central e em seguida vamos direto para a fazenda Samambaia, último ponto da Cavalgada”, explica Spinelli.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet