Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Festival de Cinema de Cuiabá entra em cartaz daqui a pouco

Daqui a pouco todas as luzes, as câmeras e as ações da cena audiovisual do Centro-Oeste estarão voltadas para o Cine Teatro em Cuiabá/MT. É quando começa gratuitamente, a 16ª edição do Festival de Cinema e Vídeo da capital mato-grossense. O evento vai até dia 11 e traz como tema: “Astronomia, Arte e Tecnologia”, uma alusão aos quatro séculos das primeiras observações de Galileu Galilei e que vem ao encontro do universo do cinema, que sempre apresenta astros e estrelas de primeira grandeza. Uma delas é a homenageada desta edição, a atriz, Darlene Glória, verdadeiro ícone de todas as fases da sétima arte brasileira.


A programação está bem variada e traz filmes para adultos e crianças. Abre espaço também para a temática indígena e produções cinematográficas provenientes das aldeias de Mato Grosso. Ao todo serão apresentadas cerca de 70 produções entre longas, médias e curta-metragens, juntamente com vídeos, que não competem nas Mostras, mas pela preferência da platéia, que poderá votar após a sessão numa urna que ficará disponível no local.

Neste primeiro dia, às 19h, o público começa o rumo ao universo cinematográfico pela “Viagem à Lua” de Georges Meliès. Depois, assiste a estrela ascendente dos meninos da banda Branco ou Tinto, que concorrem com videoclipe do diretor, Leonardo Sant’ana, com a música “Confissão sem culpa”. A próxima Mostra competitiva da noite será a de Média-metragem que apresenta “Povo Marcado”, dos diretores Werinton Kermes e Luciana Lopez. Povo Marcado é o nome de um programa de rádio produzido por detentas da Cadeia Pública de Votorantim/SP. O documentário mostra esse projeto e traz a certeza de que o encarcerado, além de pagar por um crime que cometeu, necessita também de uma oportunidade, tanto de trabalho quanto de voz. Foi realizado a partir de um trabalho desenvolvido por quem não tinha expectativa nenhuma e que fez emergir nos meios de comunicação um universo de vozes caladas, que desejam ser ouvidas, por mais incômodas que possam ser as mensagens que elas veiculam.

Manoel de Barros – A obra do poeta cuiabano Manoel de Barros é quem inspira o curta-metragem “Wenceslau e a árvore gramofone”, de Adalberto Müller/RJ. Na estória o menino Wenceslau descobre o mundo através dos escritos de seu avô (textos de Manoel de Barros), enquanto cresce na casa antiga onde mora uma estranha árvore.

Documentário fictício – O outro curta da noite, Dossiê Rê Bordosa, mostra ao público um novo olhar cinematográfico que mistura documentário e ficção. A sinopse traz pistas do que a plateia verá neste trabalho de César Cabral/SP. Fama? Ego Inflado? Espírito de Porco? Quais os reais motivos que levaram Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação? Este documentário em animação stop motion investiga este vil crime.

Longa –
O longa da noite que abre a Mostra Competitiva desta categoria apresenta “O homem que engarrafava nuvens”, com a presença da co-produtora, Denise Dumont, cuja direção é de Lírio Ferreira/RJ. Este documentário-musical fala sobre a vida e a obra do compositor, advogado, deputado federal e criador das leis de direito autoral, Humberto Teixeira, também conhecido como "O Doutor do Baião" por ser o autor de clássicos populares como Asa Branca.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet